sábado, 20 de julho de 2013

EMPRESA APEL ANUNCIA DISPENSA DOS FUNCIONÁRIOS E DECRETA FIM DAS ATIVIDADES EM CAMPINA GRANDE


A tradicional empresa APEL – Aplicações Eletrônicas, localizada na Avenida Assis Chateaubriand, no Distrito Industrial de Campina Grande, vai fechar as portas. A notícia foi confirmada ao Blog Carlos Magno por funcionários que, nesta sexta-feira (19) foram comunicados da decisão, e depois confirmada através de contados com outras pessoas ligadas à empresa.
Segundo o relato, um dos diretores da empresa reuniu os funcionários na sexta-feira, no final do expediente, e comunicou que a APEL estava entrando em um processo de falência. Após anunciar a decisão, o direto orientou os funcionários a procurar o sindicato da categoria, para agilizar os processos de desligamento.

Na verdade, o processo de falência funciona da seguinte forma: a empresa não decreta falência. Os seus credores pedem a falência dela e um juiz vai decidir se concede a falência ou não. Hoje é chamada de “recuperação judicial” e tem uma fase inicial que antes se chamava “concordata” em que a própria empresa pedia um tempo aos fornecedores para pagar as dívidas. Então, usando a designação antiga, temos a concordata e depois a falência.
Na concordata, a empresa diz para os credores que não tem condições de saldar seus compromissos, precisando de um prazo para tal. Um juiz decide se a concordatária é honesta e está passando dificuldades e concede esse prazo. Aí os credores renegociam com a empresa. Depois que a empresa volta a respirar, ela funciona normalmente. Quando a empresa entra em concordata não pode atrasar a dívida renegociada. Se atrasar, os credores pedem a falência.
Sobre a APEL - A notícia pegou a todos de surpresa, pois a APEL sempre teve uma imagem de empresa consolidada na cidade. Segundo o site da empresa na internet, a APEL - Aplicações Eletrônicas é uma empresa do Nordeste do Brasil que surgiu para preencher a lacuna existente entre a comunidade universitária, principalmente pesquisadores, e o mercado consumidor. Fundada em 1975, teve como marco inicial a difusão de música ambiente através de linhas telefônicas (Sistema Mousike), projeto que foi amplamente utilizado em todo o país, ficando conhecido como “o som das telefônicas”.
Sempre empregando e desenvolvendo soluções de alto nível, a APEL vem absorvendo tecnologias e desenvolvendo avançados sistemas eletrônicos para diversas aplicações nas áreas de processamento de áudio, radiodifusão, sonorização, além de sistemas de comunicação audiovisuais para estações de metrô, aeroportos e ambientes corporativos de um modo geral , se destaca com a sonorização de trens urbanos e estações metroferroviárias, tendo sonorizado as principais estações de trens e metrô do Brasil a exemplo do METRÔ de São Paulo e Rio de Janeiro, Cia. Paulista de Trens Metropolitanos e a Cia. Brasileira de Trens Urbanos, mantendo o título de líder do mercado nacional neste setor.
Também possui diversas soluções de Sistemas de Informação ao Usuário (painéis eletrônicos integrados a sonorização e através da rede de informática) passando a atender um novo nicho de clientes como Aeroportos, shopping centers, auditórios, clínicas, igrejas, hospitais, hotéis e etc. Dentre seus clientes destacam-se grandes empresas nacionais e multinacionais.Atualmente ampliou a sua atuação firmando uma parceria com a Companhia Japonesa TOA, líder mundial em equipamentos de Sonorização Profissional, Informação, Comunicação e Segurança de forma a oferecer avançadas soluções em sistemas de Informação ao Público.

(Blog do Carlos Magno)

Um comentário:

  1. É lamentável ver uma empresa como a APEL nesse estado.
    Isto é fruto da falta de investimento do governo brasileiro, em tecnologia e educação. Em políticas de desenvolvimento do setor industrial.
    Empresas como a APEL estão ilhadas num mar de ignorantes, tentando fazer mágica para sobreviver, pois não há um ecosistema favorável para o desenvolvimento sustentável de atividades de tecnologia no país.
    No brasil, só resta a produção agrícola. Para nós só resta comer e CAXXX

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.