domingo, 21 de julho de 2013

TEN. CEL. JOUSILENE: PRIMEIRA MULHER NO COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR EM CAMPINA GRANDE



Desde sexta-feira (19/07) o 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em Campina Grande, tem novo comando.
A responsabilidade agora é da Tenente Coronel Jousilene de Sales Tavares.
Ela substitui o também Tenente Coronel Lucas Severiano, que vai comandar o 1ºBBM em João Pessoa.

Jousilene, uma pessoense de 35 anos, está acostumada aos desafios da profissão e tem competência suficiente para comandar cerca de 170 homens e mulheres da corporação.



É uma mulher de visão, gentil e sem estrelismo.
É um fato relevante para Campina Grande: A tenente Coronel Jousilene de Sales, foi a primeira mulher “a entrar para as fileiras” do 2ºBBM na cidade e é a primeira mulher a assumir o posto de comando em Campina Grande.


(Ten. Cel. Jousilene: preparadíssima)
A Tenente Coronel Jousilene de Sales Tavares, nasceu em 26 de julho de 1978, João Pessoa, e entrou na corporação em 7 de fevereiro de 2000, sendo declarada aspirante do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba em dezembro de 2002.

Possui o curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pela PMPB, Curso de Sistema de Comando de Incidente, Operações com Múltiplas Vítimas em Desastres e Intervenção em Emergências com Produtos Perigosos pela SENASP.

Doutora em Saúde Materno Infantil pelo Instituto Professor Fernando Figueira – IMIP e é pesquisadora do Instituto Professor Joaquim de Amorim – IPESQ, com artigos publicados em revistas nacionais e internacionais além de capítulo de livro.

Comandou o 3º BBM de Guarabira, foi subcomandante do 2ºBBM em Campina Grande.

Atualmente é instrutora do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar e Sistema de Comando de Incidente pela SENASP.

Foi condecorada com as medalhas de 1º Lugar no Curso de Especialização em Segurança Pública, Medalha de Mérito Acadêmico “Cel. Ademar Naziazene” Polícia Militar da Paraíba e Medalha do Mérito General Aristarcho Pessoa Cavalcanti de Albuquerque (CBMPB), Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar (CBMPE), Láurea Serviços Distintos (CCBMPB), Títulos de Mulher – Cidadã Maria Dulce Barbosa, Câmara Municipal de Campina Grande e Cidadã Guarabirense.

É casada com o 1º sargento Bombeiro Militar José Ricardo Mendes Barbosa e tem três filhos.

Em tempo: todos os comandos do 1º, 2º, 3º e 5º Batalhões de Bombeiros na Paraíba foram mudados.

As passagens de comando aconteceram na sexta-feira (19) na sede do Batalhão em Campina Grande.
 (fotos: Hiran Barbosa)


3 comentários:

  1. Olá Renato, Muito bacana seu blog. Há um pequeno equívoco no seguinte fragmento do texto: "sendo declarada aspirante do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba em dezembro de 2012" o ano correto é 2002. Abraço

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.