sábado, 17 de agosto de 2013

BOQUEIRÃO NO FUNDO DO POÇO! É GRAVE A SITUAÇÃO DO AÇUDE


É alarmante a situação do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande e mais trinta cidades e distritos da região.
A previsão mais otimista, embora não divulgada pelos técnicos, é de que até final de dezembro o que restar das suas águas não mais servirá para consumo humano.
Os dados oficiais, devidamente maquiados para não aterrorizar a população, dão conta de que hoje (medição da AESA) o reservatório está com 46% da sua capacidade, fato que não corresponde, sobretudo em face do assoreamento que ao longo dos últimos anos diminuiu a área de carga da bacia.

Entretanto, dados sigilosos da Agência Nacional das Águas, da AESA e CAGEPA, revelados pelo especialista Ramiro Pinto, técnico da Embrapa, mostram que de fato, sem descontar a queda provável por conta do assoreamento, a capacidade atual do Epitácio Pessoa é de apenas 31,6%.
De acordo com Ramiro, isto é explicado porque tecnicamente se subtrai o percentual chamado “volume do porão”, na ordem de 16,0%.
Essa porcentagem se refere à água que não serve para o consumo humano, pois está contaminada por coliformes fecais, resíduos de dejetos jogados na bacia e agrotóxicos acumulados a partir da má utilização nas plantações irrigadas em áreas ribeirinhas.
A situação é tão crítica que já afloram por sobre o espelho, elementos desconhecidos como, por exemplo, a cruz de uma sepultura que há anos submersa.


("A cruz revelada" em Boqueirão)
A foto foi revelada pelo portal pbagora, no final de junho.
O portal registrava naquela ocasião que Boqueirão estaria agonizando, perdendo 1,5 centímetros de água por dia.
Ainda de acordo com o portal, um estudo realizado pelo pesquisador Janiro Costa Rêgo, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), prevê que cerca de um milhão de pessoas podem ficar sem abastecimento de água a partir de 2014 no Estado.
Segundo ele, a falta de controle entre a demanda e a oferta de água deve provocar o colapso do açude Epitácio Pessoa.
Segundo o coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) no Estado, Solon Alves Diniz, foi determinada desde abril a suspensão da irrigação com água do açude de Boqueirão.
Conforme a pesquisa da UFCG, o consumo da água do açude é bem superior à sua capacidade, viabilizando assim uma situação de possível racionamento do abastecimento até o fim deste ano e um colapso a partir de 2014.
A CAGEPA atualmente retira 1,3 metros cúbicos de água por segundo do manancial, enquanto a irrigação retira aproximadamente 0,95 metros cúbicos por segundo.
De acordo com o Plano Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba, aprovado em 2006, o açude Epitácio Pessoa possui capacidade de fornecer 1,23 metros cúbicos de água por segundo.
No entanto, foi autorizada a CAGEPA a retirar 1,301 metros cúbicos.
Somado à estimativa retirada pela irrigação na região, esse total chega a 2,45 metros cúbicos de água.
(Por apalavraonline/pbagora)              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.