segunda-feira, 19 de agosto de 2013

UEPB INAUGURA CAMPUS DENTRO DO SERROTÃO

(Campus do Serrotão: iniciativa única no Brasil)
Um Campus Universitário funcionará dentro de uma penitenciária brasileira, pela primeira vez.
O Campus Avançado da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), recebeu o nome  de Dom José Maria Pires.
Nesta terça-feira(20/08) ele vai ser inaugurado na Penitenciária do Serrotão, em Campina Grande.
O evento está marcado para as 15h00, em solenidade presidida pelo reitor Rangel Junior e que contará com a presença do governador Ricardo Coutinho, além de diversas autoridades.
A unidade começará a funcionar com a implantação do curso “Gestão Penitenciária e Direitos Humanos”, destinado a agentes penitenciários que atuam na unidade prisional.
Paralelo a essa atividade, será ministrado um curso preparatório para o exame supletivo e, também, será iniciada a oficina de leituras.

O curso será ministrado pela equipe do Pré-Vest da UEPB.
A proposta da Instituição, segundo a professora Aparecida Carneiro, coordenadora do Campus Avançado, é investir inicialmente nos cursos preparatórios e profissionalizantes, incentivando os apenados a concluírem o ensino médio, para futuramente realizarem um curso superior.
Ela explicou que, de um universo de mais de 500 apenados, apenas 13 têm o ensino médio completo, o que não viabiliza a implantação de um curso superior de imediato.
A ideia é que a partir dos cursos iniciais, haja condições para que, no ano que vem, seja implantado o nível superior.
O Campus Avançado aponta a educação e a cultura como instrumentos de ressocialização do apenado, desenvolvendo as atividades acadêmicas, pedagógicas e culturais.
O projeto, pioneiro no Brasil, está pronto e com toda a estrutura física concluída.
Criado através da Resolução/UEPB/053/CONSUNI/2011, o Campus tem como objetivo promover ações socioeducativas nos presídios masculinos e femininos, através da construção de espaços específicos para diversas atividades.
No local, foi construída uma escola com oito salas de aulas, fábrica de pré-moldados, bibliotecas, berçário para os filhos das apenadas, um salão multiuso, oficinas de aprendizagem, além de salas de informática, leitura e vídeo. Segundo o reitor Rangel Junior, “esse Campus é resultado do esforço e dedicação de muitos”.
Implantado graças a uma parceria entre a Secretaria do Estado da Administração Penitenciária, a Universidade Estadual da Paraíba e o Senac, o curso visa ajudar os apenados a terem uma profissão quando cumprirem a sua pena e voltarem ao convívio da sociedade.
Com 60 horas de duração, o curso está sendo ministrado por instrutores do Senac, no laboratório de informática, instalado pela UEPB dentro do Campus Avançado.
As aulas acontecem quatro vezes por semana.


(Por assessoria da UEPB)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.