terça-feira, 17 de dezembro de 2013

DELEGADO AFIRMA: VÍTIMA QUE TEVE CASA INVADIDA É PROCURADA POR FAMILIARES DE ACUSADO PARA “ALIVIAR A BARRA”

(Danilo: "A vítima tem o endereço exposto")
Como se não bastasse à tortura, a humilhação, o roubo e a violência vividos pelas vítimas de invasões de casas, agora vem outro tipo de constrangimento: familiares de acusados procuram  vítimas para “ajudar” ou “aliviar a barra”.
A denúncia em tom de  preocupação e decepção foi exposta no facebook pelo delegado Danilo Orengo, da Delegacia de  Homicídios em Campina Grande.
Ele relatou que foi procurado por uma mulher que, por sua vez, teria sido procurada por familiares de um acusado de invadir a casa dela.
A preocupação do delegado diz respeito ao fato de que os parentes do acusado tiveram acesso ao endereço de uma pessoa submetida ao crime.
Questionou Danilo Orengo no facebook:

“Até quando vamos disponibilizar o nome das vítimas, principalmente o seu endereço, dentro do Inquérito Policial ou do flagrante delito, nos crime contra o patrimônio? Hoje fui procurado por uma vítima de assalto na cidade de Campina Grande e ela me noticiou que os pais do autuado (hoje presidiário) a teria procurado com o intuito de ajudar o  filho deles  na audiência”.
E continua o delegado:
“A vítima tem o seu endereço exposto e qualquer pessoa que tenha acesso aos autos, poderá se certificar do seu nome completo e endereço. É uma exposição desnecessária. Sabemos que o Código Penal prevê condutas típicas sobre os fatos, tais como o constrangimento ilegal e a coação no curso do processo. Mas a situação dos pais do criminoso era tão delicada e sensível, por se tratarem de pessoas honestas e trabalhadoras, que a pessoa nem sequer queria impulsionar qualquer procedimento. Afirmou que queria apenas um conselho. Logo após, afirmei que ela retratasse a verdade e quem cometeu o crime responda por sua integralidade, sempre trazendo a toma o que realmente aconteceu”.
Fica o alerta, observa Orengo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.