quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

FIM DA FAVELA DO PAPELÃO: NESTE FINAL DE SEMANA MORADORES VÃO PARA CASAS E APARTAMENTOS

(Favela do Papelão: fim de um péssimo "cartão postal")
Sábado (11/01) e domingo (12) será iniciada a retirada de 71 famílias que moram na Ocupação do Meninão, local conhecido como “Favela do Papelão”. 
Os barracos também vão ser desmontados.
Essas famílias foram contempladas com apartamentos do Residencial Major Veneziano, entregues em dezembro, através do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal.
O acordo foi fechado na noite desta quarta-feira (08), durante uma reunião entre representantes da Prefeitura Municipal de Campina Grande, lideranças comunitárias, moradores e ex-moradores da ocupação, além de membros do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

Por delegação do prefeito Romero Rodrigues, o secretário de Planejamento, Márcio Caniello, comandou o encontro.
Ficou definido que os próprios ex-moradores, acompanhados por comissão formada pelas lideranças comunitárias e representantes da Seplan, Semas, além da  Sesuma, desmontarão os barracos neste final de semana.
A PMCG manterá uma equipe de plantão no local para apoiar os ex-moradores no processo de desmontagem dos barracos.
 
(Caniello: "Queremos dar condições dignas")
Na segunda-feira (13), a Sesuma fará o recolhimento dos entulhos restantes.
Foi acordado também que as 52 pessoas que ainda não foram contempladas serão encaminhadas para o aluguel social da prefeitura, para que os outros barracos também possam ser removidos.
Esse grupo é formado por 19 catadores que foram contemplados por casas da Cehap, a serem entregues no primeiro trimestre deste ano; 23 pessoas que estão com documentos em análise pela Caixa Econômica para serem beneficiadas com apartamentos no conjunto Major Veneziano; oito que não possuem documentos e duas que estão com a documentação atrasada.


(Moradores da ocupação: atentos na reunião)
No total, são 123 famílias da ocupação do Meninão cadastradas na Seplan.
“A ideia é que todos na ocupação do Meninão tenham acesso rápido aos projetos do Programa Minha Casa, Minha Vida, pois queremos dar condição digna de moradia para essas pessoas urgentemente. Ao todo, 71 famílias já estão no Residencial Major Veneziano e nosso objetivo é manter um diálogo permanente com as restantes para que a situação seja resolvida o mais rápido possível, de maneira pacífica e democrática”, asseverou o secretário de Planejamento.
No lugar da Ocupação do Meninão, será construído um Centro de Iniciação Esportiva (CIE), com recursos já assegurados pelo Ministério dos Esportes.
(Codecom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.