terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

ALÇA SUDOESTE É UM DOS TRECHOS MAIS PERIGOSOS DA PB DIZ PRF. TRECHO TEVE 287 ACIDENTES EM TRÊS ANOS

 
DANIEL MOTTA
(Correio da Paraíba)
Mais um acidente foi registrado na Alça Sudoeste em Campina Grande.
Uma carreta modelo Scania carregada de 26 toneladas de cal, tombou na estrada, no ultimo domingo e até ontem pela manhã, o caminhão ainda estava no local.
O motorista alega que o tombamento aconteceu após ele tentar livrar outro veículo, que seguia em alta velocidade e só freou ao perceber um radar.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), afirma que o trecho é um dos mais perigosos do Estado e que nos últimos três anos registrou 287 acidentes, com um saldo de quase trinta mortes.



Um dos acidentes foi com o humorista Francisco Jozenilton Veloso ‘Shaolin’, em janeiro de 2011, que permanece em coma até hoje.
De acordo com o empresário Daniel Silva, da empresa RM Transportes e Carregamentos, o acidente aconteceu durante à tarde do domingo e o motorista e que o motorista não ficou ferido.
O caminhão seguia com a carga da cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, com destino à Escada, no Pernambuco, quando tombou na Alça Sudoeste.
“Ele disse que seguia pela estrada quando de repente, um carro pequena que vinha rápido, freou após perceber um radar. Para evitar um acidente maior, ele tentou desviar e acabou perdendo o controle da direção e tombando. O motorista está bem. Algumas peças da carreta foram danificadas e uma parte da carga. O prejuízo é de aproximadamente R$ 6 mil”, disse o empresário.



O inspetor Aurivan Freitas, da delegacia da PRF em Campina Grande, contou que a Alça Sudoeste é um trecho perigoso e que todos os anos tem registrado uma média de quase 100 acidentes. Ele disse que a via foi construída para agilizar o tráfego de veículos vindos do litoral paraibano e do agreste pernambucano, com destino ao Sertão, Curimataú, e Cariri do Estado, mas que com o tempo, acabou se tornado uma via urbana, com grande movimentação de veículos.
“Hoje em dia é um problema. Porque a alça sudoeste se tornou perigosa. Em períodos de movimento maior, como carnaval, sempre acontecem acidentes, a exemplo de 2013, quando morreram três pessoas em um único acidente”, frisou Aurivan.
Conforme os dados da PRF, de 2011 a 2013, foram registrados 287 acidentes ao longo dos 12 quilômetros de extensão da via. “Em 2011 foram 96 acidentes e em 2012 manteve-se o mesmo número. Já no ano passado foram 95 acidentes. Com a chegada do carnaval, a atuação da PRF naquele trecho é intensificada por conta dos riscos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.