quinta-feira, 25 de setembro de 2014

“ESTUPRO COLETIVO EM QUEIMADAS:” MENTOR VAI A JÚRI NESTA QUINTA NA CAPITAL; REPRESENTANTE DA PRESIDÊNCIA ACOMPANHA O CASO

A coordenadora geral de Acesso à Justiça e Combate à Violência da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Aline Yamamoto, está em João Pessoa para acompanhar nesta quinta-feira (25/09) o julgamento do mentor do estupro coletivo de Queimadas, Eduardo dos Santos Pereira, de 37 anos.
Ele é acusado de planejar o crime que culminou na morte de duas mulheres.
Ele vai a júri popular a tarde no 1º Tribunal do Júri de João Pessoa, no Fórum Criminal.
O crime aconteceu em fevereiro de 2012, em Queimadas, Região Metropolitana de Campina Grande, e outras nove pessoas já foram condenadas, sendo seis adultos e três menores.
Aline Yanomoto concedeu entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (24) na Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), na Rua Odon Bezerra, em Tambiá, na Capital.
Aos jornalistas, ela disse que espera que a justiça seja feita no caso do estupro coletivo de Queimadas e também falou que está atenta aos casos de violência contra mulher, afirmando que o Governo Federal tem acompanhado o andamento dos casos de Aryane Thays e da professora Briggida Lourenço, que também tiveram repercussão nacional.

O JULGAMENTO
O julgamento do mentor foi transferido para João Pessoa no dia 12 de junho deste ano, devido à grande repercussão do caso no Brasil.
De acordo com o Tribunal de Justiça da Paraíba, o julgamento poderá acompanhado por um telão no sexto andar do Fórum Criminal, porque, segundo o diretor do Fórum, juiz Geraldo Emílio Porto, “se espera muita gente, pela repercussão do caso. Por isso, esse espaço será preparado e terá capacidade, em média, para oitenta pessoas”.
Conforme informações da gerente do Fórum, Liana Urquiza de Sá, o Plenário do 1º Tribunal do Júri tem capacidade para 80 pessoas, algumas fileiras serão reservadas para familiares e as demais estarão abertas ao público, em geral.
A direção do Fórum informou, ainda, que, caso necessário, será disponibilizado também o 1° andar do Fórum, com mais um telão para a transmissão do Júri Popular.

O CASO
A professora Isabela Pajuçara Frazão Monteiro, de 27 anos, e a recepcionista Michelle Domingues da Silva, de 29 anos foram estupradas e mortas no dia 12 de fevereiro de 2012.
De acordo com a polícia, o plano foi arquitetado pelos irmãos Eduardo e Luciano Pereira dos Santos, de 22 anos.
O estupro seria ‘um presente’ de Luciano para Eduardo.
Em uma festa de aniversário para Eduardo, sete adultos e outros três adolescentes - que cumprem medida socioeducativa no Lar do Garoto, em Campina Grande - simularam uma invasão na casa e estupraram as convidadas do anfitrião.
Como duas delas teriam reconhecido os agressores, eles as executaram.
No mesmo ano, a juíza Flávia Baptista Rocha, da comarca do município de Queimadas, condenou Luciano dos Santos Pereira a 44 anos de prisão; Luan Barbosa Casimiro a 27 anos; Fernando França Silva Junior a 30 anos; Jacó Sousa a 30 anos; José Jardel Souza Araújo a 27 anos; e Diego Domingos a 26 anos e seis meses.
Todos foram condenados por estupro, formação de quadrilha, porte ilegal de armas e cárcere privado.
(portalcorreio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.