quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

BOMBAS PARA “ADIANTAR A TRANSPOSIÇÃO” COMEÇAM A SER TRANSPORTADAS PARA O NORDESTE; MAIS DE 30 CARRETAS FARÃO PARTE DA OPERAÇÃO QUE DEVE DURAR 10 DIAS

Começou na tarde desta quarta-feira (04/01) o transporte dos equipamentos utilizados na captação da reserva técnica do Sistema Cantareira para Floresta (PE), onde serão utilizados para acelerar a transposição do rio São Francisco e auxiliar o abastecimento de água no interior de Pernambuco e da Paraíba.

O material foi cedido pelo Governo do Estado de São Paulo ao Ministério da Integração Nacional, que é responsável pela logística.
O carregamento será concluído em Joanópolis até quinta-feira (12).
Mais de 30 carretas levarão 1.800 metros de tubulação (dividida em 150 segmentos de 12 metros), quatro conjuntos de bombas flutuantes, 1.360 metros de cabos, quatro motores (sendo dois reservas) e outros equipamentos elétricos.
Os caminhões vão retirar os materiais num almoxarifado da Sabesp zona sul da capital paulista e em dois pontos da Represa Jaguari-Jacareí nos municípios de Joanópolis e Vargem, na divisa de São Paulo com Minas Gerais.
A operação é complexa não só pelo tamanho da carga, mas também por conta da distância.
Cada veículo percorrerá mais de 2.300 km em três dias de viagem.
Em média, quatro carretas serão carregadas por dia e a previsão é que a entrega seja concluída em 15 de janeiro.
A cessão temporária dos equipamentos pelo período mínimo de 120 dias, com possibilidade de prorrogação, foi anunciada pelo Governo do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Integração Nacional no dia 26 de dezembro, em evento no Palácio dos Bandeirantes.
A Sabesp prestará o apoio técnico necessário para a instalação das bombas no reservatório de Braúnas, que integra o eixo leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
De lá, a água captada seguirá para a represa de Mandantes, no mesmo município pernambucano, chegando a Monteiro, primeira cidade paraibana a ter o abastecimento reforçado, com cerca de 30 mil habitantes.
De acordo com previsão do Ministério da Integração Nacional, o uso das bombas flutuantes deve antecipar em até 25 dias a chegada da água a Monteiro e, na sequência, a Campina Grande, o segundo município mais populoso da Paraíba, com cerca de 400 mil habitantes, que será um dos mais beneficiados.
O Estado da Paraíba é um dos mais atingidos pelo quinto ano de seca que afeta o Nordeste.
(Assessoria de comunicação da Sabesp)

2 comentários:

  1. Muito Bom. ------ E olha que o FRETE e a MONTAGEM já estão inclusos no próximo aumento da FATURA d'agua !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz o seguinte então, faz a opção de ficar sem água!!!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.