segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL GARANTE QUE ÁGUAS CHEGAM A BOQUEIRÃO EM ABRIL

Em visita à Campina Grande na tarde/noite desta segunda-feira (30/01), o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, reafirmou o compromisso do governo federal de que as águas do Rio São Francisco devem chegar ao Açude Epitácio Pessoa até em Abril desse ano.

A reafirmação do ministro aconteceu em entrevista coletiva ao chegar à FIEP.
Na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), o Ministro da Integração Nacional foi recepcionado pelo presidente da Casa, Francisco de Assis Benevides Gadelha e também por diversas autoridades políticas do estado, a exemplo de senadores, deputados federais, governador do estado, deputados estaduais, prefeitos e diversas lideranças.
Hélder Barbalho foi enfático apresentando as novidades quanto ao cronograma de execução da Transposição de Águas do Rio São Francisco.
Nós estamos seguindo o cronograma no qual as águas devem chegar ao município de Monteiro no dia 06 e, em seguida, devem fazer o curso natural passando por Porções, depois Camalaú e, por fim Boqueirão, cumprindo o nosso prazo de chegada das águas ao manancial Epitácio Pessoa, que abastecesse Campina Grande, ainda no mês de abril”, reafirmou.
Logo em seguida a entrevista coletiva, o ministro participou de uma solenidade no auditório da FIEP, onde prestou contas do andamento das obras da transposição.
Até dezembro as Obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco – PISF cujo foco é minimizar os efeitos da seca em diversos municípios do Nordeste efetivamente demonstravam mais de 94% concluída, sendo 93,4% no Eixo Norte e 96,4% no Eixo Leste.
Agora, na reta final, o Projeto conta com cerca de 5,6 mil trabalhadores contratados para atuarem nos dois eixos de transferência de água - Norte e Leste.
São mais de 2,3 mil máquinas em operação ao longo dos 477 quilômetros de extensão do empreendimento.
Entre as medidas para reduzir os efeitos da seca na Paraíba, o projeto contará com o apoio do DNOCS em vários municípios em situação emergencial, com a liberação dos recursos do plano emergencial, cerca de “7 milhões de reais”.
Está prevista ainda a perfuração e canalização de água em aquífero localizado na bacia do Rio do Peixe com o objetivo de beneficiar o Sertão do Estado.
As informações repassadas pelo ministro Hélder Barbalho também reafirmam a previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas – AESA, que apontou até 15 de abril, que as águas do Rio São Francisco devem chegar ao açude de Boqueirão e, por fim em Campina Grande e demais municípios abastecidos pelo manancial.
(Por Valter Barbosa www.fiep.com.br)

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ESSA OBRA FICARÁ PRA ETERNIDADE, VIVA DEUS E ALGUNS HOMENS...

    ResponderExcluir
  3. Gracas s deus lula e dilma e o governador ricardo que ja tinha deixado noventa e seis porcento pronta, michel temer vai terminar os outros quatro por cento.

    ResponderExcluir
  4. Gracas s deus lula e dilma e o governador ricardo que ja tinha deixado noventa e seis porcento pronta, michel temer vai terminar os outros quatro por cento.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.