domingo, 2 de julho de 2017

QUATRO DETALHES ASSUSTADORES DE COMO ERAM FEITAS AS CIRURGIAS DOIS SÉCULOS ATRÁS

Ir ao hospital no início do século 19 era quase uma sentença de morte.
Aqueles que tinham dinheiro eram tratados e operados em suas casas.

Por isso, quem tinha a má sorte de acabar na sala de cirurgia de um hospital como o St. Thomas, um dos mais antigos de Londres, tinha uma alta probabilidade de morrer vítima de uma infecção.
Neste hospital fica a Old Operating Theatre ("antiga sala de operações", em inglês), a mais antiga conservada em toda a Europa, que acaba de ser reaberta para visitação após três meses de reformas.
Em 1822, o local era um centro cirúrgico para mulheres.
Hoje, ela funciona como museu de uma época em que ainda não se usava anestesia nem antissépticos e quando se acreditava que era o "miasma" - odor fétido dos solos e águas impuras - que causava as doenças.
Semanalmente, um funcionário do museu ocupa a antiga sala e explica aos visitantes, em detalhes, como as cirurgias eram feitas há 200 anos.
1. OPERAÇÕES-RELÂMPAGO

Dois a cada três pacientes que passavam pela sala de cirurgia nos anos 1800 morriam, de acordo com Miles.
O mais comum era que morressem por causa de infecções contraídas no pós-operatório, mas, para minimizar as possibilidades de morte por hemorragia, os cirurgiões da época operavam o mais rápido que conseguiam.
Uma cirurgia, do princípio ao fim, durava cerca de 10 a 15 minutos.
Serrar um osso durante uma amputação podia tomar dois ou três minutos do tempo dos médicos - que ficavam mais famosos de acordo com a rapidez de seus procedimentos.
Amputações de membros usando torniquete eram algumas das operações mais frequentes, mas também se faziam outros procedimentos, como a extração de pedras na bexiga.
2. SEM ANESTESIA

Em 1822 os pacientes sentiam uma dor inimaginável durante as operações, que eram feitas em uma pequena maca de madeira.
Naquela época, os pacientes mais ricos, atendidos pelos médicos em suas casas, tomavam álcool para diminuir a dor nos procedimentos.
No entanto, as mulheres que passavam pela Old Operating Theatre só recebiam um bastão revestido de couro para morder durante a cirurgia.
Em alguns casos, os pacientes tinham os olhos vendados, mas, de modo geral, assistiam a tudo.
O éter só começou a ser usado como anestésico nos hospitais do Reino Unido em 1846.
No ano seguinte, o clorofórmio também passou a ser usado para deixar os pacientes inconscientes.
3. PÚBLICO DE 200 PESSOAS

Assim como outras salas de cirurgia e de dissecação anatômica que existiam na época na Europa, esta tinha uma espécie de arquibancada e grades semicirculares para facilitar a visibilidade do público, que era composto principalmente por estudantes de medicina, aprendizes e assistentes dos cirurgiões.
Cerca de 200 pessoas se amontoavam para presenciar cada operação.
De acordo com as descrições de procedimentos cirúrgicos da época, havia muito barulhos e empurrões nas arquibancadas.
Do fundo era possível ouvir gritos de "cabeças, cabeças!" para que os mais próximos da mesa de operações abrissem espaço.

Fumaça de tabaco também era comum no ambiente, explica Gareth Miles.
A presença e o posicionamento dos membros do público eram regulamentados e era comum em todas as salas de operações da época - no centro, ficavam o cirurgião e seus ajudantes, que seguravam o paciente para que não se movesse durante a cirurgia.
Ao redor da maca também ficavam outros cirurgiões do hospital e seus aprendizes, assim como quaisquer visitantes que o cirurgião principal permitisse.
Durante o século 19, na Old Operating Theatre, as mulheres só podiam ocupar a maca cirúrgica, como pacientes.
Sua presença no público não era permitida, porque se considerava que elas não eram fortes o suficiente para suportar as cenas.
Nas arquibancadas ficavam sentados, além dos estudantes, os aprendizes de outros hospitais, que iam observar novas técnicas e procedimentos, ou apenas o trabalho dos cirurgiões mais famosos.
4. OS INSTRUMENTOS E AS MÃOS ERAM LAVADOS APÓS AS OPERAÇÕES

Na época, médicos e cientistas acreditavam que as doenças contagiosas eram causadas pelo miasma - mau cheiro das ruas e dos rios, que se dissipava pelo ar -, e não por micro-organismos. Por isso, não se usava nenhum método antisséptico na sala de cirurgia.
O sangue das operações era recolhido em uma caixa de madeira com serragem ou areia, e os cirurgiões e seus assistentes só lavavam as mãos depois das operações, e não antes.
Da mesma forma, segundo Gareth Miles, os instrumentos cirúrgicos não eram limpos ou esterilizados antes de um procedimento, como são hoje.
E as vendas eram reutilizadas nos pacientes.
Os jalecos manchados de sangue eram considerados uma espécie de medalha de honra para os cirurgiões, que, além de tudo, chegavam à sala de cirurgia vestindo as roupas com as quais tinham vindo das ruas.
As mesmas ruas por onde, teoricamente, se espalhava o miasma.
(BBC BRASIL.com)
Fotos: BBC Brasil.com

4 comentários:

  1. Parabéns Renato uma bela reportagem mostrando a realidade esquecida do passado e muitos acontecimento atuais.

    ResponderExcluir
  2. estar parecendo na época das múmia quando ia ser mumificada era quase desse jeito.

    ResponderExcluir
  3. Lembrando: a máteria é da BBC BRASIL.COM como também as fotos.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.