domingo, 13 de agosto de 2017

ASPOL APRESENTA PROPOSTAS PARA LEI ORGÂNICA DA POLÍCIA CIVIL EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALPB

A Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba – ASPOL participou, na última terça-feira (08/08), de uma Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa com o objetivo de discutir pleitos das categorias integrantes da Polícia Civil, em especial a Lei Orgânica e o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da instituição. 

Ainda participaram da audiência, proposta pela deputada estadual Daniella Ribeiro e os deputados Janduhy Carneiro e Renato Gadelha, representantes do Sindicato dos Peritos (Sindperitos), da Associação dos Técnicos em Perícia e Necrotomistas da Paraíba, da Associação dos Servidores Administrativos e policiais civis de várias cidades do Estado.
Em seu discurso, a presidente falou sobre a necessidade de discutir a valorização de carreiras dentro da Polícia Civil e apresentou impasses para a elaboração da Lei Orgânica.  
"Este documento está sendo elaborado por uma comissão integrada por cinco delegados, um membro do Instituto de Polícia Científica (IPC) e um membro da categoria investigativa. Com essa construção, todos os pleitos apresentados pela ASPOL e que são comuns a todas as categorias acabam por ser aprovados por unanimidade, enquanto aqueles que se referem à valorização da categoria investigativa e que nem têm repercussão financeira são negados, obviamente por cinco votos a dois, sem que haja qualquer justificativa plausível. Por que será? Um dos pontos que foi negado é a transformação dos cargos de agente de investigação, escrivão de polícia e motoristas policiais para investigador criminal, que vai valorizar mais de 1.400 policiais”, explicou Suana.
Entre outras propostas também estão a ocupação de uma cadeira no Conselho Superior de Polícia; indenizações para ajuda de custo, estrutura de carreira com seis classes e percentual entre elas; acomodação nas classes por tempo de trabalho e adicionais de titulação e qualificação", completou a presidente, frisando que a ASPOL foi a primeira entidade representativa a apresentar suas propostas, ao contrário de outras que entregaram o documento fora do prazo e agem para obstacular o crescimento dos investigadores criminais da Paraíba.
A presidente destacou o trabalho realizado pela Polícia Civil com a elucidação de crimes, os avanços alcançados em termos de estruturas pela gestão estadual, mas afirmou que os esforços ainda não alcançaram a valorização dos investigadores criminais, que representam mais de 70% dos quadros da instituição. 
Além disso, Suana elencou casos de assédio moral contra a categoria investigativa nas unidades policiais e praticados por superiores hierárquicos, afirmando que diversas denúncias dessas práticas estão sendo recebidas pela ASPOL por meio do site www.aspolpb.com.br.
A audiência foi encerrada com o compromisso da criação de um núcleo parlamentar para avaliação de propostas da Lei Orgânica da Polícia Civil que possam chegar a Assembleia Legislativa. 
ASSEMBLEIA GERAL 
Também na terça a ASPOL realizou Assembleia Geral para apresentar propostas de avanço salarial, discutir os procedimentos de trabalho nas unidades policiais e realizar alterações estatutárias. 
Associados de várias regiões do estado, a exemplo de Picuí, Itabaiana, Patos, Soledade, Monteiro, Campina Grande, entre outras, participaram do evento.
A Assembleia foi um momento para falar do trabalho que a ASPOL vem realizando como uma das maiores associações representativas do Estado, das mudanças e avanços da categoria como um processo de construção para um futuro melhor e a construção do caminho da Associação para efetivação das conquistas.
(Por assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.