domingo, 25 de março de 2018

APÓS CONFRONTOS NO SUL, LULA DIZ QUE PETISTAS VÃO “RETRIBUIR”


"Somos gente de paz, mas não nos provoquem"
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi obrigado a desviar o itinerário da caravana pela região Sul por causa de protestos de opositores e falta de garantias de segurança.

Neste sábado (24/03) em Florianópolis, ele disse que os petistas devem retribuir caso sejam agredidos pelos adversários.
"Tem gente se organizando como paramilitar. Tem gente se preparando até para invadir o comício do outro. Quero dizer para essa gente que nós somos da paz. É só olhar para a cara de vocês. Somos gente de paz. Mas não nos provoquem porque se derem um tapa na nossa cara a gente não vai apenas virar para o lado, a gente vai retribuir até eles aprenderem a viver democraticamente", disse Lula, no início da tarde, diante de milhares de apoiadores que encheram a Praça XV de Novembro, no centro da capital catarinense.
Algumas dezenas de metros adiante um grupo menor protestava contra a presença do ex-presidente na cidade.
Entre eles havia desde militantes de grupos moderados como o Vem Pra Rua até apoiadores do deputado e presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ), mais exaltados.
Os grupos foram separados por dois cordões da Polícia Militar e, apesar das hostilidades e provocações, não foram registradas agressões.
As manifestações contra Lula em Florianópolis foram tranquilas se comparadas com as confusões ocorridas durante a passagem do ex-presidente pelo Rio Grande do Sul.
Impedido de entrar em Passo Fundo (RS), na sexta-feira (23) devido a um bloqueio feito por ruralistas, Lula e sua comitiva tiveram que ir para Chapecó (SC), onde uma parte embarcou em voo fretado para Porto Alegre (RS).
O ex-presidente e alguns auxiliares mais próximos pernoitaram em um hotel próximo ao aeroporto e seguiram também de avião para Florianópolis.
A mudança de planos fez com que a agenda do ex-presidente atrasasse mais de duas horas.
Da capital catarinense Lula seguiu para Chapecó (SC) novamente em voo fretado.
A ideia inicial era que Lula fizesse apenas a etapa entre Passo Fundo e Porto Alegre de avião e o restante da caravana de ônibus.
Segundo o ex-ministro Miguel Rossetto, um dos motivos para o desvio foi a falta de garantias de segurança.
"A Secretaria de Segurança Pública e o comando da Brigada Militar disseram que não poderiam garantir a segurança até o aeroporto de Passo Fundo", disse Rossetto, que é pré-candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul.
A secretaria diz ter garantido a segurança da caravana mesmo não sendo sua atribuição já que na comitiva havia dois ex-presidentes - Dilma Rousseff acompanhou parte do périplo.
“VOU VOLTAR”
Em Florianópolis, Lula disse que ainda pretende visitar Passo Fundo.
"Eu vou voltar", afirmou.
Na praça, o petista recebeu o título de cidadão catarinense.
A outorga foi aprovada em agosto de 2008 por unanimidade da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Agora, depois das condenações em primeira e segunda instância por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, deputados de oposição ameaçam cassar a homenagem.
Lula quase chorou ao reiterar sua inocência e questionar as condenações pela Justiça.
"A única frase que eu podia dizer é que não respeito aquela decisão porque senão eu não conseguiria olhar na cara da minha bisneta", disse Lula, com a voz embargada
A segurança de Lula foi reforçada por homens contratados e voluntários que cercaram o palanque do ex-presidente.
Um deles era Alex Moraes, que trabalhou toda a madrugada anterior em um posto de gasolina.
"Cumpri pena por tráfico até três anos atrás e saí graças a um indulto natalino do Lula", disse Moraes, que vive no Morro do 25, em Florianópolis.
Os dois homens que fazem a segurança de Lula desde que ele deixou a Presidência estavam em cima do palco, atentos à movimentação de pessoas.
Apesar disso, depois do ato no centro da cidade, o petista desceu do palanque para abraçar e tirar selfies com seus apoiadores.
Antes, Lula participou de um encontro com reitores das universidades públicas de Santa Catarina ao lado do ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação Fernando Haddad, coordenador do programa de governo e um dos nomes cotados para substituir Lula na campanha presidencial caso o petista seja barrado pela Justiça.
Centenas de manifestantes contrários ao petista foram até o local. Um deles arrancou uma bandeira do PT das mãos de um professor.
A peça foi rasgada e queimada aos gritos de "queimem o PT".
Do lado de dentro da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), bem humorado, o ex-presidente arrancou gargalhadas dos reitores ao lembrar das ações em seu governo que "beneficiaram" os cachorros.
"Eles são mais inteligentes e têm mais capacidade de demonstrar carinho do que muito ser humano. Bem tratados são incapazes de um gesto de ódio", disse Lula.
O ex-presidente falava de duas leis, ambas aprovadas em seu governo.
Uma delas permite que deficientes visuais entrem com cães-guia nos ônibus e metrô, a outra inclui os cachorros formalmente na categoria de animais domésticos.
"Na próxima vez vai ser para eles poderem tirar título de eleitor", brincou Lula.
(Do Jornal do Brasil, fonte: Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.