segunda-feira, 26 de junho de 2017

LULA LIDERA PARA 2018, E BOLSONARO VAI A 16%, DIZ DATAFOLHA

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha sobre intenções de voto para a eleição presidencial de 2018 aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança com cerca de 30% das intenções de voto, seguido por Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro (PSC), tecnicamente empatados.

Bolsonaro, deputado federal pelo Rio de Janeiro, registrou um crescimento considerável em termos de popularidade, segundo a pesquisa publicada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (26).
Em dezembro, ele tinha 8% das intenções de voto, em abril passou para 14%, e atualmente figura com 16% - sempre  na disputa com o governador paulista, Geraldo Alckmin, como candidato do PSDB.
Em quarto lugar figurou o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa (sem partido) com 11%.
O Datafolha simulou diversos cenários.
Apesar de acusado na Lava Jato de crimes como organização criminosa e corrupção, Lula vence o primeiro turno em todas as simulações, seja contra Alckmin, contra o prefeito peessedebista de São Paulo, João Doria, ou com a presença do juiz federal Sérgio Moro (sem partido).
Em simulações de prováveis constelações de segundo turno, Lula derrota a dupla do PSDB e Bolsonaro, mas empata com Marina e Moro na margem de erro, de dois pontos percentuais. A única vitória tucana seria no duelo entre Alckmin e Ciro Gomes (PDT).
Por outro lado, Lula registrou a maior taxa de rejeição (46%) na enquete para o primeiro turno - número similar ao registrado em abril (45%).
Em segundo aparece Alckmin, com 34%, seguido por Bolsonaro, com 30%.
Moro e Doria são descartados somente por 22% e 20% dos entrevistados, respectivamente.
Em cenários sem a disputa de Lula - seja sem PT ou com o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad como candidato - Marina vence o primeiro turno com 22% de intenção de voto.
Marina lidera também no cenário sem alvos da Lava Jato - além dela, simulação contou somente com Bolsonaro, Doria e Gomes.
Em todos os casos, Bolsonaro aparece em segundo ou terceiro na intenção de voto no primeiro turno.
A simulação de segundo turno entre Marina e Bolsonaro dá vitória tranquila à ambientalista (49% contra 27%).
O Datafolha não incluiu na pesquisa os nomes do presidente Michel Temer (PMDB) e de Aécio Neves (PSDB).
A enquete foi realizada entre os dias 21 e 23 de junho.
(Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário