segunda-feira, 31 de março de 2014

AGENTES PENITENCIÁRIOS INICIAM “OPERAÇÃO PADRÃO” NA PARAÍBA; UMA DAS REIVINDICAÇÕES É O PCCR

 
Os agentes penitenciários da Paraíba iniciaram nesta segunda-feira (31/03) a chamada “Operação Padrão” como forma de mostrar ao governo a insatisfação da categoria em relação aos pleitos reivindicados e até agora não atendidos.
O Sindicato dos Servidores da Secretaria da Administração Penitenciária e a Associação dos Agentes Penitenciários da Paraíba enviaram nota a imprensa informando como funciona a “Operação Padrão”, nas casas prisionais, que vai até o dia 05 de abril.
A categoria decidiu que vai manter a visita, o banho de sol, o recebimento de presos e o atendimento médico.
No entanto, os serviços de escolta de presos para audiências judiciais e a entrada de grupos religiosos nas unidades estarão suspensos nesse período, assim como qualquer outra atividade extra internamente, como as da chamada “ressocialização”.
As reivindicações:

NA PARAÍBA: 520 VAGAS PARA POLICIAL MILITAR E 80 VAGAS PARA BOMBEIRO; EDITAL SAI AGORA EM ABRIL

 
A Polícia Militar está finalizando detalhes do edital do concurso público para 520 soldados da PM e 80 bombeiros militares, totalizando 600 vagas para candidatos de nível médio.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, informou que, assim que o processo de elaboração do edital for concluído, a comissão do concurso e o comando geral da PM irão conceder entrevista coletiva à imprensa.
“Iremos chamar toda imprensa em um primeiro momento, antes mesmo do lançamento do edital no Diário Oficial, para repassar os detalhes e divulgá-los amplamente para que o candidato possa dirimir todas as dúvidas sobre o concurso”.

PRESO DEGOLADO DURANTE REBELIÃO DE PENITENCIÁRIA EM CATOLÉ DO ROCHA ERA DE CAMPINA GRANDE

 
O apenado Bruno da Silva Azevedo, 29 anos, mais conhecido como “Bruninha”, que foi degolado nesse domingo (30/03) durante uma rebelião na Penitenciária Padrão de Catolé do Rocha, sertão paraibano, era de Campina Grande.
Os detentos iniciaram a rebelião por volta das 12h00.
Guarnições da Polícia Militar (ROTAM/Patrulha Rural) e equipes do Sistema Penitenciário controlaram a situação por volta das 13h00, de acordo com o tenente Nobre do 12º BPM.


(Foto: Catolé News)

NO TERMINAL DE INTEGRAÇÃO: AÇÃO PREVENTIVA EVITA VANDALISMO E TUMULTO

Um ação conjunta da STTP, Guarda Municipal e a Policia Militar no Terminal de Integração, na noite deste domingo (30/03),  evitou que vândalos  causassem tumulto ou depredasse o patrimônio público.
Durante a abordagem policial foram apreendidas 4 armas brancas, drogas e 15 pessoas que foram encaminhadas para averiguação
Após reunião entre a superintendência da STTP, Guarda Municipal e PM, as estratégias de ação de segurança no Terminal estão sendo adotadas e colocadas em prática, inclusive com o aumento do efetivo da guarda municipal, além dos policiais militares, nos horários de pico, à noite e fins de semana, principalmente nos dias em que aconteçam jogos, com a PM atuando de forma preventiva e na repressão, para combater a ação delituosa na área.
"Graças a uma intervenção policial preventiva conseguimos conter a tentativa de acesso ao terminal pelos vândalos, garantindo a segurança dos passageiros no local", disse Vicente Rocha, superintendente da STTP.
(Assessoria STTP)

JOSÉ DAMIÃO MARÇAL DA SILVA: CIDADÃO CAMPINENSE

(José Damião Marçal da Silva: 36 de polícia)
A Câmara Municipal de Campina Grande vai prestar homenagem ao delegado de Polícia Civil José Damião Marçal da Silva, com  a outorga do título de cidadania, atendendo a uma propositura do vereador Orlandino Farias.
A sessão acontecerá nesta terça-feira (01/04), às 19h00.
Natural de Teixeira, no sertão paraibano, Damião Marçal veio para Campina Grande, no início do ano de 1978, "fugindo das dificuldades da terra, na esperança de concluir um curso superior, pois lá não teria como realizar o grande sonho".
Filho de camponeses, de origem simples, ingressou na Polícia Militar.
Marçal, ao tempo em que trabalhava na PM paraibana fez faculdade, cursando Direito e, em 1985, passou a integrar os quadros da recém-criada Polícia Civil, como Agente de Investigação.

ADOLESCENTE DE 15 ANOS É FLAGRADO TENTANDO JOGAR DROGA E CELULARES PARA DENTRO DE PENITENCIÁRIA

O adolescente “R.S.R.”, 15 anos, morador do bairro Presidente Médici em Campina Grande, foi apreendido na tarde do domingo (30/03), por volta das 14h40, quando tentava arremessar para dentro da Penitenciária Raimundo Asfora, um “pacote” contendo drogas e objetos.
A ação aconteceu nas imediações da guarita “15”.
O cabo A. Silva comunicou o caso ao CIOP e a guarnição do cabo Targino deu apoio.
Foram encontrados: 09 celulares, 02 fones de ouvido, 02 chips, 07 baterias de celulares, 08 carregadores, 06 serras de lima e 36 trouxinhas de maconha.
Como a revista tem se tornado bastante rigorosa no Serrotão e  existe também a vigilância com câmeras, a outra alternativa para colocar ilícito no Penitenciária, e tentar jogando por cima do muro, o que na grande maioria das vezes não deu certo.