sexta-feira, 2 de agosto de 2013

PRESOS VÃO ESTUDAR NO SERROTÃO: UEPB INAUGURA CAMPUS DIA NOVE DE AGOSTO

(UEPB no Serrotão: realidade)
O Campus Avançado da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instalado dentro do presídio do Serrotão, em Campina Grande, será entregue no dia 9 de agosto em solenidade presidida pelo reitor Rangel Junior. 

(Rangel: Abraçou o projeto de Marlene)
Durante a solenidade será prestada uma homenagem a ex-reitora da UEPB, professora Marlene Alves, idealizadora do projeto e ao juiz Fernando Brasilino (q aprovou a iniciativa).

Inédito no país, o Campus Avançado começará a funcionar com a implantação do curso “Gestão Penitenciária e Direitos Humanos”, e será destinado a agentes penitenciários que atuam na unidade prisional.
Paralelo a essa atividade, será ministrado um curso preparatório para o exame supletivo e, também, será iniciada a oficina de leituras.



(Marlene: uma proposta ousada de inclusão)
O curso será ministrado pela equipe do Pré-Vest da UEPB.
A proposta da Instituição, segundo a professora Aparecida Carneiro, coordenadora do Campus Avançado do Serrotão, é investir, inicialmente, nos cursos preparatórios e profissionalizantes, incentivando os apenados a concluírem o ensino médio, para futuramente realizarem um curso superior.
Ela explicou que, de um universo de mais de 500 apenados, apenas 13 têm o ensino médio completo, o que não viabiliza a implantação de um curso superior de imediato.


(Juiz Brasilino: aposta na ressocialização)  
O projeto, pioneiro no Brasil, está pronto e com toda a estrutura física concluída.
O Campus tem como objetivo promover ações socioeducativas nos presídios masculinos e femininos, através da construção de espaços específicos para diversas atividades. No local, foi construída uma escola com oito salas de aulas, fábrica de pré-moldados, bibliotecas, berçário para os filhos das apenadas, um salão multiuso, oficinas de aprendizagem, além de salas de informática, leitura e vídeo.


(Com Ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.