segunda-feira, 18 de novembro de 2013

VIDA E OBRA DE CÁTIA DE FRANÇA VIRA FOLHETO EM PROSA E VERSOS

(Capa do trabalho de Cátia de França)
 “A vida na prosa rimada, a alma livre nos versos”, título do folheto de autoria da cantora e compositora paraibana Cátia de França, que será lançado esta semana, por iniciativa do gabinete do vereador Fuba, dentro das atividades paralelas do Ano Cultural das escolas do município de João Pessoa.



O impresso consta de 16 páginas e conta a história de vida da artista, sob sua ótica, marcado por versos, rimas e prosas.
E logo nas primeiras linhas, está escrito assim:
“No seu registro constava um item que encabulava.
Na parte que indagava se branca ou negra era a pessoa, pois não é que puseram um termo bem caviloso:
De ‘parda’ chamem a criança!
E essa mancha perdurou para sempre na sua lembrança.”



Cátia revela que tinha esse material escrito já algum tempo e nunca encontrou uma maneira de organizar e publicar. “Aproveitando a energia do ciclo de homenagens que estou recebendo durante todo este ano, apresentei meu material à jornalista Edileide Vilaça, que imediatamente articulou o meu amigo mestre Fuba, o chargista Régis Soares pra fazer a capa, e a professora Diva Frazão para cuidar da revisão. Foi assim que nasceu a minha vida na prosa rimada, com a alma livre nos versos”, disse a cantora.


Contemporâneo de Cátia de França, o também cantor e compositor, atualmente vereador na capital, mestre Fuba, afirma que proporcionar a publicação de uma obra de Cátia, é deixar um legado para a história da música paraibana, diante da importância que tem essa artista para nossa cultura.

“Cátia tem excelentes trabalhos autorais, é uma guerreira de talento inquestionável, e merece todo nosso respeito, apoio e reverência”.
Quanto à distribuição do folheto, ele afirma que uma parte será enviada para as 95 escolas do município de João Pessoa, e uma outra parte o gabinete doará de presente para a própria artista.




Cátia de França  
Nascida em João Pessoa, desde menina aprendeu a dominar instrumentos como o piano, a sanfona e o violão.
Foi professora de música por algum tempo, até começar a compor.
Filha da grande educadora paraibana Adélia de França, de quem herdou o gosto pela leitura, a artista inspira-se em obras de João Cabral de Melo Neto, José Lins do Rego, Guimarães Rosa, Saramago, entre outros grandes autores da literatura brasileira e universal para criar suas composições.



Ao longo dos seus quase 40 anos de carreira, Cátia de França, mesmo não estando constantemente na mídia, leva seu trabalho de resistência e grande importância cultural pelo Brasil a fora, sendo acolhida e aplaudida por onde passa.

Ano Cultural
Essa é a sétima edição do projeto, que teve início no ano de 2007 com o objetivo de homenagear personalidades paraibanas que se destacam no cenário cultural brasileiro.

O projeto já homenageou Ariano Suassuna (2007), José Lins do Rego (2008), Sérgio de Castro Pinto (2009), Zé Ramalho (2010), Políbio Alves (2011) e Hebert Vianna (2012).
(Assessoria de imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.