sábado, 23 de agosto de 2014

A ENTREVISTA DA SEMANA: ADVOGADO DOS DIREITOS HUMANOS DIZ QUE ÓRGÃO SE IMPORTA COM CRIMES COMETIDOS CONTRA POLICIAIS

WELINGTON DE LUNA ARAÚJO, advogado, nascido em Campina Grande, formado a Universidade Estadual da Paraíba, preside a Comissão de Direitos Humanos da OAB/PB Subseção Campina Grande.
Inegavelmente exerce uma função indigesta.
A primeira impressão é de que o advogado defende os acusados e não às vítimas.
Econômico nas respostas, Dr. Wellingron conversou com o renatodiniz.com
Acompanhe...


É MITO DIZER QUE OS “DIREITOS HUMANOS” POUCO SE IMPORTAM COM CRIMES COMETIDOS CONTRA POLICIAIS MILITARES OU CIVIS?

A Comissão de Direitos Humanos da OAB/PB Campina Grande, presta apoio a corporação dos Policiais Militares/Civis, que são vítima de homicídios ou ferido em combates. Posso citar alguns exemplos: Sargento PMPb e Policial Civil, ambos feridos por disparo de arma de fogo e internos em um dos Hospitais de nossa cidade, receberam visitas do Presidente da Comissão de Direitos Humanos. Há um bom relacionamento entre Policia Militar/Civil e CDH dentro do Estado da Paraíba. Portanto não passa de um “MITO”.


O SENHOR JÁ SE SENTIU PRESSIONADO E ACUADO DIANTE DA FUNÇÃO QUE EXERCE LIGADO A COMISSÃO DOS DIREITOS HUMANOS? JÁ FOI AMEAÇADO?

Não me sinto “acuado e nem pressionado” e não permito qualquer tipo de pressão seja de quem for. Desenvolvo com seriedade e honestidade a função que a OAB me confiou. Ameaças sempre acontecem e sempre vão acontecer, não tenho medo e não vou ter.

POR QUAL MOTIVO AS PESSOAS TÊM UMA VISÃO DISTORCIDA DOS “DIREITOS HUMANOS”?

Trabalhamos em defesa da dignidade da pessoa humana. A CDH/OAB/PB está presente com atuação nos mais diversos segmentos da sociedade, seja resgatado pessoas idosas que se encontra em situação de risco, visitando as casas de acolhimento de longa duração de internamento para idosos, fazendo visitas as pessoas necessitadas ou mesmo prestando apoio jurídico.



COMO O SENHOR ANALISA ESSE JARGÃO POPULAR: “BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO”?

A Sociedade está revoltada com o alto índice de violência que assola nosso país, e emprega o referido jargão, mas quando atinge familiares dessas pessoas que se utilizam do jargão a coisa muda e não querem que seus parentes sejam mortos.


COMO O SENHOR VÊ AS CONDIÇÕES DAS CASAS PENAIS EM CAMPINA GRANDE (FEMININO, SERROTÃO, MÁXIMA E MONTE SANTO)?

Lastimáveis, sem as mínimas condições de infraestruturas para apenados, como também para servidores destas unidades prisionais.


O SENHOR COMO CIDADÃO CONFIA NA POLÍCIA? 

Confio e vou continuar a confiar. Sem sobra de dúvidas. Temos uma polícia preparada com logística de primeiro mundo e bons policias.


OS DIREITOS HUMANOS AVANÇARAM NO BRASIL? 

Houve um significado avanço com a abertura da democracia, a liberdade de imprensa, o combate ao trabalho infantil, à publicação do estatuto do idoso, a lei Maria da Penha.


SOMOS UM PAÍS MAIS JUSTO?

Nosso país ainda comente graves erros por não ter uma política pública de ação social voltada para os moradores de rua que estão em situação de risco, como também as nossas crianças que se encontra nas ruas fazendo uso de drogas ilícitas, crianças esses que muitas vezes são abusadas sexualmente e espancadas dentro de casa e procuram a rua como meio de refúgio. Portanto posso concluir que há sim uma grande injustiça em nosso país.


A PASTORAL CARCERÁRIA, A QUAL O SENHOR É ASSESSOR JURÍDICO, O QUE ELA FAZ EFETIVAMENTE E QUAL O SEU TRABALHO NELA?

A Pastoral Carcerária desenvolve um trabalho em defesa do princípio da dignidade humana. A minha atuação é prestar apoio jurídico aos apenados.


QUAL O CASO MAIS COMPLICADO QUE O SENHOR, NA FUNÇÃO DE PRESIDENTE DO CDH, TEVE QUE ATUAR?

Lembro que em uma cidade próxima a Campina Grande, uma adolescente com 12 anos de idade, usuária de drogas ilícitas, servido ao tráfico como aviãozinho vinha sofrendo várias ameaças de morte por parte do chefe do tráfico.
Comunicado do fato me desloquei até a cidade e consegui resgatar a adolescente, que hoje se encontra em uma instituição para recuperação de usuários de drogas ilícitas, estando completamente desintoxicada,


O SENHOR ACREDITA QUE MUITAS PESSOAS PRESAS EM CAMPINA GRANDE SÃO INOCENTES OU VÍTIMAS DA POLÍCIA?

A polícia prende aquelas pessoas que estão envolvidas em algum ilícito penal e cabe aos advogados elaborarem suas defesas em busca de inocenta-los perante o poder judiciário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.