domingo, 14 de setembro de 2014

PADRE GESNER COUBE É O ENTREVISTADO DA SEMANA: “AS PESSOAS ATUALMENTE TEM BUSCADO CADA VEZ MAIS A CONFISSÃO, PORQUE O MUNDO TEM DESCARTADO O HUMANO”


PADRE GESNER JOSÉ COUBE, 43 anos, é o entrevistado do quadro “A ENTREVISTA DA SEMANA”.

A conversa revela um homem focado na missão de servir a DEUS e ao próximo.
Um homem carismático.
Nascido na cidade do Rio de Janeiro, concluiu os estudos na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Instituto São Paulo de Estudos Superiores.
Foi ordenado em 2007.
Já atuou como padre nas cidades de Pemba e Metero, em Moçambique, na África.
No Brasil, foi pároco em Ponta Grossa/PR e desde 2009 está em Campina Grande.
O engajamento na Igreja, a participação nas pastorais foram essenciais para ele decidir pelo sacerdócio, como por exemplo, um trabalho na pastoral social da Comunidade Nossa Senhora, em Itaboraí/RJ.
Junto ao drama diário das famílias que tentam sobreviver, Gesner aprendeu o lado solidário e não o mero assistencialismo.

CONFIRA...

FOI IMPACTANTE ESCOLHER O SACERDÓCIO?
Quando temos algo novo para conquistar, causa certo impacto. Um deles é sair da área domínio e conforto (família, trabalho, etc.), para outro espaço, onde tudo será reconstruído, com novas características.

SEUS AMIGOS DE INFÂNCIA ESCOLHERAM O QUE, POR EXEMPLO, COMO PROFISSÃO?
Um Bombeiro, outro policial militar, também tem um eletricista, tem professores, entre outras profissões.

O SENHOR FOI VÍTIMA DE ALGUM PRECONCEITO OU ALGO PARECIDO, POR CAUSA DA ESCOLHA?
Preconceito não diria, mas de certa incredulidade por parte de algumas pessoas que pensavam me conhecer e, dessa forma, criaram juízos de valores, mas nunca levei em consideração esse tipo de situação.


NO CASO DO SENHOR ESPECIFICAMENTE, JÁ HOUVE ALGUM MOMENTO EM QUE PENSOU EM ABANDONAR O SACERDÓCIO; DEIXAR A IGREJA?

O Ser humano está em constante construção e, consequentemente, as crises acontecem. Não é diferente comigo. Já passei por inúmeros discernimentos. Uns comuns outros mais complexos que me fizeram pensar sobre a escolha da vida sacerdotal. Contudo, prevaleceu a vocação. 

JÁ SENTIU DESEJOS SEXUAIS?

Esta é uma pergunta óbvia. Da mesma forma se me perguntasse: “já sentiu fome?” ou “sono?”. São situações inerentes ao ser humano. Eu procuro focar a atenção nas tarefas do cotidiano, aplicar minhas energias em atividades que me ocupam a mente e, também, procuro não alimentar o que aumenta o desejo sexual.

O SENHOR JÁ FOI VÍTIMA DE ASSÉDIO FEMININO? E COMO AGIR NESTAS SITUAÇÕES?

Acredito que todo homem público lida com situações dessa natureza. Quando alguma mulher expressa seus sentimentos ou faz um elogio, procuro relativizar. Jamais podemos confundir e misturar o que está relacionado ao trabalho que realizamos e satisfaz as pessoas, do sentimento pessoal. São coisas completamente diferentes.

O PAPA FRANCISCO DEIXOU CLARO QUE NÃO PODE JULGAR AS PESSOAS PELA OPÇÃO SEXUAL QUE ELAS ESCOLHERAM. COMO O SENHOR VIU ESTA AFIRMATIVA?

O Papa Francisco veio completar o quadro de grandes homens que assumiram o papado, como João Paulo II e Bento XVI. Com seu jeito simples e dinâmico, Francisco vem mostrando com a própria vida que é possível uma nova experiência Eclesial, sobretudo, estar mais próximos dos excluídos da sociedade.
Então, Francisco enfatiza que a Misericórdia deve ser a tônica da Igreja. Jamais podemos excluir as pessoas. Isso não significa compactuar com o pecado.

PADRES QUE “BEBEM” E FUMAM, É NORMAL?

A priori não há nenhuma lei sagrada que proíba essas práticas. Entretanto, para o bem da saúde, seria importante evitar as duas práticas.

NO MOMENTO DA HOMILIA O SENHOR TEM UM JEITO PECULIAR DE “CONVERSAR” COM A  ASSEMBLÉIA. PERCEBE-SE UM DIÁLOGO COM OS FIÉIS. COMO É ESSA EMPATIA?

A ideia de ficar mais próximo da assembleia é para eu perder a timidez e, ao mesmo tempo e principalmente, para transmitir a mensagem com um tom mais humano, isto é, ao olhar nos olhos, ao aproximar-me e questionar, entendo que as pessoas se questionam com mais profundidade. Para mim não é o “sermão” como muitas pessoas falam, mas uma conversa entre amigos (as) que falam da Verdade, que é DEUS.

É COMUM PADRES ENTRAREM EM DEPRESSÃO? O SENHOR JÁ  ALGO PARECIDO?

Segundo o que ouvimos a depressão é o “mal do século”! Se essa premissa é verdadeira ou falsa, não afirmo. Sabemos que um grande número de pessoas é acometido pela depressão na atualidade. Portanto, podemos dizer que também o clero pode fazer parte da estatística. Mas dizer que é comum, também não poderia afirmar.

A CONFISSÃO É HOJE ALGO EM DESUSO? ELE È NECESSÁRIA?

A Confissão é um Sacramento instituído por Jesus: “Tudo o que ligares na terra será ligado no céu, tudo o que desligares na terra será desligado no céu” (Mt 18, 18). Portanto, jamais ficará em desuso e sempre será necessário. As pessoas atualmente tem buscado cada vez mais a confissão, porque o mundo tem descartado o humano.

EXISTE CÉU E O INFERNO?

“Jesus fala muitas vezes da Geena, do fogo que não se apaga, reservado aos que recusam até o fim de sua vida crer e converter-se, e no qual se pode perder ao mesmo tempo a alma e o corpo.” (§1034 Catecismo da Igreja Católica).
Santo Agostinho faz referencia ao mal como ausência de DEUS. Eu comungo com essa concepção teológica agostiana. Porém, é preciso ter cuidado com a forma que se faz a exegese (minuciosa interpretação) bíblica. Essas questões devem ser bem aprofundadas para não serem mal compreendidas e, até mesmo, ter seus conceitos distorcidos.
Os Evangelhos foram escritos muito depois da morte de Cristo. As comunidades iam guardando as tradições e repassando de forma oral, como era costume nas famílias israelitas. Portanto, quando os evangelistas debruçam sobre esses temas, mesmo que inspirados por DEUS, já se passaram os acontecimentos e o que se escreveu estava na memória.
Anselm Grun escreveu um livro, cujo título é: “O Céu Começa em Você”. Isso nos faz refletir que, antes de tudo, o inferno também pode ter origem em cada pessoa. Pensar se é ou não um local onde vamos passar a eternidade, é outro ponto da reflexão. Eu vejo mais como essa forma de agir no mundo que, ao chegar a hora da minha morte, teria a possibilidade de experimentar com toda a profundidade e força o que escolhi, isto é, viver ou não em Deus. Imagine viver um vazio eterno?

O SENHOR TEM AMIGOS PASTORES (QUERO DIZER: EVANGÉLICOS?). COM É ESSA RELAÇÃO?

Conheço muitas pessoas de outras Igrejas e tenho um bom relacionamento com todas. Quando vejo que estamos extrapolando algum assunto, procuro ter a iniciativa e o bom senso de parar com a conversa. Busco também, trazer os laços que unem. Basta de confrontos sem sentido. É preciso unir a voz em oração e não em insultos. Enquanto Igrejas cristãs, precisamos estar centrados no Cristo, que é a essência da fé.

O SENHOR DESENVOLVE UMA FUNÇÃO FILANTRÓPICA. COMO É ESSA ATIVIDADE?

Tenho um vínculo muito forte com duas Instituições: a Casa de Acolhida São Paulo da Cruz, situada na Rua Tavares Cavalcante, 200, Centro, cuja finalidade é acolher pessoas que estão nas ruas, sem família, em condição sub-humana. A instituição procura devolver a dignidade humana. Seu telefone é 3321 9919.
Também auxilio na Fazenda do Sol, que se situa na BR 230, saída para João Pessoa. A instituição oferece a possibilidade para dependentes químicos buscarem a sobriedade, a partir de três pilares: Oração, Trabalho e Convivência.
Qualquer tipo de doação pode procurar as instituições ou deixar na secretaria da Paróquia Santíssima Trindade, Rua João Quirino, 1100, Catolé, telefone: 3337 7473.

O SENHOR ESTÁ CONVENCIDO DE QUE ELEITOR FARÁ UMA ESCOLHA CONVINCENTE NESTAS ELEIÇÕES?
Certeza só que vamos morrer. Contudo, não sabemos nem quando, nem como.
Quanto às eleições, é difícil responder. O Brasil está num processo de mudança. Todos nós desejamos que haja, de fato, um salto de qualidade em todas as dimensões.

4 comentários:

  1. E necessário mais entrevistas como essa para encontrarmos o verdadeiro sentido da vista em Cristo, amei a entrevista.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela reportagem!

    Amamos nosso pároco Padre Gesner Coube. Grande amigo, raro, fiel, atencioso e presente. Uma pessoa docê, que tem o dom da palavra, sempre nós aconselhando e que até quando estamos distantes sentimos a necessidade de buscarmos.
    Faz de nossa paróquia um lugar único onde sempre estamos nós sentindo à vontade e participando ativamente das celebrações e ensinamentos.

    Um amigo que como dito pelo padre Fábio:

    Por isso eu sempre peço a Deus para poder envelhecer ao lado das pessoas que me amem. Aquelas pessoas que possam me proporcionar a tranqüilidade de ser inútil, mas ao mesmo tempo, sem perder o valor.

    Agradeço à Deus pela vida de Pe Gesner e por tudo que ele representa em nossas vidas. Que Jesus nos conceda à graça de sua convivencia e amizade por muitos anos.

    Obrigada Padre Gesner por tudo que tens feito em minha vida lhe admiro e amo de coração!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a ambos: Renato e ao Pe. Gesner

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a Pe.Gesner por ser essa pessoa iluminada. Adoro assistir a missa dele, ele faz uma homilia linda não é a toa que é uma pessoa de Deus.

    Ana Lúcia de Oliveira Santos
    18 de Setembro de 2014

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.