quarta-feira, 26 de novembro de 2014

ENTREVISTA DA SEMANA: CAPITÃ DA PM VAI COMANDAR COMPANHIA COM 150 HOMENS; POLICIAL É PAULISTA, TEM 33 ANOS E NÃO SE INTIMIDA COM O COMBATE

(Capitã Luciana: Firme nas atitudes)

A capitã Luciana Firme de Souza, de 33 anos, assume nesta sexta-feira (28/11) a Companhia Independente de Polícia Militar de Boqueirão/Queimadas, em substituição ao capitão Samaroni que vai para o subcomando do 10ºBPM.
Ela é paulista, de São Bernardo do Campo, e desde os oito anos está em Campina Grande.
A CIPM é uma estrutura responsável pela segurança de 15 cidades  e é subordinada ao Comando Regional de Campina Grande.
Luciana é casada com um cabo da polícia paraibana e tem um filho de cinco anos.

Mulher inteligente e com objetivos: aspirante (2002), 2ª tenente (2003), 1ª tenente (2006) e capitã em 2010.
Na tarde desta quarta-feira (26/11), ela conversou com o renatodiniz.com

CONFIRA

COMO FUNCIONA A 3ªCIPM?
Comandamos 15 cidades. Somos subordinados, primeiramente ao comando regional (cel. João da Mata), e em seguida ao comandante geral (cel. Euller). São 130 policiais da ativa e 21 guardas militares da reserva.

A SENHORA É A PRIMEIRA MULHER QUE ASSUME ESSE CARGO?
Exatamente: sou a primeira mulher a assumir essa função.

A REGIÃO QUE A SENHORA VAI COMANDAR É DIVISA COM PERNAMBUCO... É COMPLICADA...
Verdade: temos cidades que fazem divisa e procuraremos manter contato com o comando da zona com polícia de  Pernambuco para trabalharmos irmanados.

A SENHORA É DE IR PARA O COMBATE OU É DE GABINETE?
Trabalhei diretamente e exclusivamente na rua durante quase oito anos completos aqui em Campina Grande e em Guarabira. De forma não que tenho nenhum problema com o serviço diretamente nas ruas. Hoje mesmo (nesta quarta) parei agora com o fechamento dos bancos. Fui de Queimadas a São João Cariri; também estivemos em Aroeiras. Estamos num momento crítico de pagamentos de salários, aposentadorias e parte do décimo; É momento crítico para lotéricas, correios e agências.


TEM ALGUÉM DA FAMÍLIA QUE É POLICIAL?
Meu marido é cabo da PM, mas não costumamos trabalhar juntos, pois temos um filho de cinco anos e num infortúnio ele poderá perder pai e mãe.

E COMO CONCILIA: FILHO, MARIDO...?
Se concilia com tempo, organização e amor. Conciliar vida de profissional familiar e de estudante é organização, foco, acordar cedo e dormir tarde,,,

QUAL A SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA?
Sou bacharelada em Segurança Pública, que é o curso que nos introduz no oficialato da PM, tenho também especialização na mesma área e sou graduanda em direito pela UEPB.

O QUE SIGNIFICA SER POLICIAL PARA A SENHORA?
Ser policial pra mim significa oportunidade de ajudar ao próximo tendo em vista que sempre que acionados é porque alguém está com problemas. E por menor que seja a nossa intervenção, ou até mesmo a simples chegada da polícia por muitas vezes já alivia o sofrimento de alguém. Sabe quando você desce da viatura e além diz "graças a DEUS”??? Isso é triunfante. Evidente quem nem sempre é assim.

A SENHORA “ACHA” QUE OS DIREITOS HUMANOS E A SOCIEDADE “PEGAM PESADOS” NA PM?
Acredito que polícia militar e direitos humanos caminham juntos e não há como ser diferente, pois a instituição atua na defesa de direitos constantemente. No entanto falta para alguns militantes na área de DH conhecer melhor o nosso trabalho. Acredito que o caminho é o que já iniciamos, ou seja, estabelecer e aprofundar o diálogo com a sociedade civil organizada.

ALGUM CASO EM QUE A SENHORA ESTE À FRENTE OU PARTICIPOU E LHE MARCOU?
Eu era recruta o cabo Nunes foi ferido. Eu ajudei a socorrê-lo. Assim que entramos no hospital o médico disse "ele tá morto;  lamento mas não há nada a ser feito. Sentei e chorei por um minuto depois me levantei e fui avisar a família. Descobri naquele dia que é obrigação do oficial de serviço dar a notícia à família e toda vez que um policial morre ou é ferido é marcante, também ocorrência que envolve violência contra crianças e mulheres

A SENHORA JÁ FOI VÍTIMA OU TEVE QUE DAR EXPLICAÇÕES SOBRE ALGUMAS DE SUAS AÇÕES?
Dar explicação das ações é uma constante tendo em vista que sou funcionaria pública, deste modo ir a uma audiência é dar explicações ao poder judiciário, dar uma entrevista e dar explicações públicas das nossas ações, responder procedimentos internos é dar explicações aos superiores, de modo que o policial deve se familiarizar em estar sempre explicando e relatando suas ações, daí a  necessidade de agir  profissionalmente.
*Capitã Luciana Firme assume o comando da 3ªCIPM nesta sexta-feira (28/11) em solenidade, pela manhã,  no 2ºBPM/Campina Grande, a partir da 08h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.