sexta-feira, 26 de junho de 2015

QUADRILHA FRAUDAVA LICITAÇÕES EM 16 PREFEITURAS DA PARAÍBA; 18 MILHÕES DE REAIS FORAM PARAR NAS CONTAS DOS “INOCENTES”

Uma quadrilha especializada em fraudar licitações em obras e serviços de engenharia de 16 prefeituras da Paraíba foi desarticulada na manhã desta sexta-feira (26/06) em operação deflagrada pelo Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União e Polícia Federal.
Estima-se que o grupo tenha desviado R$ 18,3 milhões (“18 milhões e trezentos mil reais”) de verbas federais.
As investigações indicam que a organização criminosa vinha atuando, pelo menos, desde 2009, desviando recursos federais através de irregularidades em licitações e contratos públicos, em especial a montagem de procedimentos licitatórios e a venda de notas fiscais.
Os crimes também incluem lavagem de dinheiro através de empresa fantasma.
Intitulada Andaime, a operação tem como objetivo cumprir três mandados de prisão preventiva, sete mandados de prisão temporária, quatro mandados de condução coercitiva, 15 medidas de sequestro de bens e 18 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 8ª Vara da Justiça Federal em Sousa.
Até o começo da tarde desta sexta, sete veículos e R$ 174 mil (“174 mil reais”) haviam sido apreendidos.

As buscas e apreensões estão ocorrendo nas sedes das prefeituras de Cajazeiras, Joca Claudino, Bernardino Batista e Cachoeira dos Índios, em quatro estabelecimentos comerciais de Cajazeiras e nas residências de 11 pessoas físicas, nos municípios de Cajazeiras, Uiraúna e Joca Claudino, dentre as quais constam empresários e engenheiros responsáveis por obras e serviços de engenharia custeados com recursos federais.
Cerca de 90 agentes da Polícia Federal e dez auditores da CGU participam da operação.
Os investigados responderão pelos crimes de fraude à licitação, desvio de recursos públicos, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
(portalcorreio) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.