segunda-feira, 29 de agosto de 2016

CRIANÇA MORRE POR DESNUTRIÇÃO; CONSELHO TUTELAR JÁ HAVIA ADVERTIDO A MÃE DO MENOR POR MAUS TRATOS


No último sábado (27/08) uma criança portadora de necessidades especiais, José Guilherme Rodriguesc de Oliveira , de nove anos, e que morava na Rua Vicente Preto, no Bairro Alto Alegre, em Sumé, no Cariri do estado, morreu vítima de “desnutrição proteico-calórica”.

A confirmação está num trecho da Declaração de Óbito emitido pelo IPC.
A mãe, Ana Carla da Silva Rodrigues, ligou para o Hospital Alice de Almeida por volta das 07h20 informando da morte e solicitando o laudo médico.
Ela foi informada de que era preciso procurar a Polícia Militar ou Civil para que fosse feito os procedimentos para o corpo ir para o NUMOL.
Antes mesmo de a polícia chegar o local o Conselho Tutelar constatou que a criança tinha falecido e prontamente acionou a Polícia Civil.
O Conselho Tutelar também entregou a Polícia Civil uma advertência que teria sido feita a mãe no mês de julho depois de uma denúncia anônima dando conta de que a criança vinha sofrendo maus tratos.
Na época o Conselho foi até a casa, constatou a situação e a advertiu para que se tal fato continuasse o caso não só seria levado a polícia como também a promotoria de justiça.
Ela negou ser negligente e afirmou que até vendeu uma moto para auxilar nos custos com José Guilher e outros dois filhos.
Um dos conselheiros ouviu vários vizinhos da criança que foram unânimes em afirmar que a criança não era bem tratada como devia, já que os cuidados deveriam ser redobrados por ser uma criança especial.
O corpo foi encaminhado para o NUMOL, onde o laudo constatou “asfixia por aspiração de conteúdo gástrico e desnutrição proteica-calórica”.
Desnutrição proteico-calórica é uma forma de desnutrição na qual se verifica o consumo insuficiente de calorias ou proteínas.
O inquérito ficará a cargo do Delegado Yure Givago.
O corpo da criança foi enterrado na manhã deste domingo (28).
Coincidentemente  hoje, segunda-feira, 29 de agosto, é dia mundial de combate à desnutrição.
(Redação com www.jacquelineoliveira.com.br e Paulo Pessoa/TV Borborema)

2 comentários:

  1. É impressionante o despreparo desses "conselheiros tutelares".

    ResponderExcluir
  2. É impressionante o despreparo desses "conselheiros tutelares".

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.