segunda-feira, 13 de março de 2017

APÓS TRANSPOSIÇÃO, AÇUDE DE POÇÕES DOBRA DE VOLUME EM TRÊS DIAS EM MONTEIRO

Da noite de sexta-feira (10/03) até o fim da manhã desta segunda-feira (13), o açude de Poções, que abastece o município de Monteiro, no Cariri paraibano, mais que dobrou o seu volume após receber as águas da transposição do Rio São Francisco.

De acordo com dados divulgados por João Fernandes, presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), o açude recebeu aproximadamente “400 mil m³” de água desde a inauguração do Eixo Leste da transposição na Paraíba.
Na última medição feita pela Aesa, na manhã desta segunda, o açude de Poções apresentou 1,9% (cerca de 562.000 m³) da sua capacidade total.
Um aumento de 1,1% em relação a quantidade de água que o manancial tinha antes da chegada das águas da transposição, quando apresentava 0,8% (cerca de 182.000 m³).
As águas da transposição estão chegando ao manancial por meio da barragem São José, que também já recebeu um grande volume de água vinda do Rio São Francisco.
Segundo o presidente da Aesa, as caixas de descarga da barragem foram abertas para possibilitarem que as águas passem direto para Poções e não seja preciso esperar que São José encha por completo.
Nós decidimos abrir as comportas inferiores para que a água passe direto, enquanto enche a barragem. Assim que a barragem encher nós fechamos as caixas de descarga e as águas vão ser lançadas para Poções por meio do sangradouro da barragem, como acontece normalmente”, explicou João Fernandes.
O açude de Poções é o primeiro grande manancial a receber as águas do Rio São Francisco no percurso até a cidade de Campina Grande.
Depois de Poções, a águas vão chegar ao açude de Camalaú.
Logo depois seguirá o curso pelo Rio Paraíba até chegar ao açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, que abastece não só Campina, mas outros 18 municípios paraibanos.
(Do G1 PB)
Foto: Artur Lira G1 PB

6 comentários:

  1. É concordo com Jose Ronaldo, será q essas águas do são Francisco vai da pra abastecer esses outros municípios e ainda chegar com grande vantagem pra campina? Acho q a situação de campina esta pior,tomara q deus abençoe e que venha as chuvas

    ResponderExcluir
  2. JOSE E SAMARA

    AS ÁGUAS TÊM QUE VIR DE LÁ PRÁ CÁ, SE FOSSE DAQUI PRÁ LÁ??? AQUI JÁ TIMHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkk, todos os dias passa notícias sobre o abastecimento e ainda tem pessoas com dúvidas 😒😒😒🙄🙄🙄

      Excluir
    2. Herivelton é uma resenha
      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.