domingo, 2 de abril de 2017

PF CONFIRMA: BANDO QUE ATACOU BANCO NO CEARÁ TINHA MEMBROS DA PARAÍBA; SETE ACUSADOS MORRERAM

(Atualizado)
Membros de quadrilhas que realizam ataques a bancos e carros-fortes na Paraíba e no Rio Grande do Norte estavam em grupo que tentou levar dinheiro das agências do Bradesco e do Banco na cidade de Jaguaruana, na madrugada deste sábado, 1º de abril.

Eles vinham sendo investigados desde setembro em integração da Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Militar, com trabalho coordenado em Mossoró e abrangendo também ações no Ceará e em Pernambuco.
Nas últimas três semanas, as forças policiais rastreavam possíveis rotas de atuações do grupo.
A informação de que o município de Jaguaruana seria invadido chegou no início da noite desta sexta-feira (31/03), explicou o coronel Aginaldo de Oliveira, comandante do Policiamento Especializado da Polícia Militar no Ceará.
A reação foi o envio de seis equipes do Comando Tático Rural (Cotar), que chegou à cidade quando o grupo estava posicionado na praça central e nas duas agências.
Os policiais foram recebidos a tiros por volta das 0h30min e revidaram, disse Oliveira em entrevista coletiva na tarde deste sábado, na sede da Superintendência da Polícia Federal no Ceará, em Fortaleza.
Na entrevista, foram atualizadas as informações sobre o confronto: foram sete mortos, incluindo um homem que morreu pela manhã em unidade hospitalar no município de Aracati.
Outro membro da quadrilha segue internado na mesma cidade. Nenhum policial ficou ferido.
A Polícia descarta que algum morador tenha sido atingido.
Até agora, a confirmação é da identidade de dois mortos.
Um deles é de Campina Grande (PB), conhecido apenas por Eric. O outro é Ediondas Duarte Júnior, que era de Mossoró e atuava manuseando e ativando os explosivos em diversos ataques.
É possível que ele esteja vinculado a ações anteriores nos municípios de Icapuí, no Ceará, e em Baraúna, na Rio Grande do Norte.
Este último ataque data de 2014.
Conhecido como Júnior Bombado, Ediondas começou a se envolver com o crime em São Paulo e era peça-chave das quadrilhas no Nordeste, informou o delegado Samuel Elânio, chefe da Delegacia da Polícia Federal em Mossoró e coordenador das investigações.
Dentre os mortos que ainda não foram identificados, é possível que esteja o irmão do “explosivista”, conhecido por “Eduardo Safadão”.
Os corpos não identificados estão na Perícia Forense do Ceará.
PRÓXIMOS PASSOS
As quatro pessoas presas não tiveram a identidade divulgada nesta tarde.
Conforme o delegado Samuel Elânio, as investigações vão continuar para que os integrantes da ação em Jaguaruana sejam identificados, bem como a atuação de cada um no grupo.
Não há o número exato para quantos participaram do ataque.
Das três caminhonetes que transportavam os criminosos até a cidade, uma conseguiu fugir após o confronto.
O grupo também estava em 12 motocicletas, algumas delas abandonadas no Centro.
A Polícia não descarta que outros membros tenham se ferido e buscado atendimento em hospitais das cidades vizinhas.
(O POVO ONLINE)
COMO FORAM AS PRIMEIRAS INFORMAÇÕES SOBRE O CASO
Madrugada de terror neste sábado 1° de abril, assustou moradores da cidade de Jaguaruana/CE, que fica localizada no Vale do Jaguaribe, a 180 quilômetros de Fortaleza.
De acordo com as informações uma quadrilha fortemente armada, com pelo menos 20 homens, em vários veículos, invadiu o município, de 35 mil habitantes, por volta das 2h00.
Os alvos dos criminosos foram as agências dos Correios, do Banco do Brasil e a delegacia da cidade, na região central.
O serviço de inteligência das Polícias Civil e Militar já estava ciente de que a quadrilha, possivelmente do Rio Grande do Norte, iria entrar em Jaguaruana nesta madrugada.

Os agentes ficaram posicionados em locais estratégicos e conseguiram abordar a quadrilha, que se dividiu para atacar as agências e o Distrito Policial ao mesmo tempo.
Segundo informações preliminares da PM, policiais e moradores não ficaram feridos, mas pelo menos 6 criminosos foram mortos nos confrontos.
Não se sabe ainda se algum valor foi levado das agências.
A polícia continua fazendo buscas pela região atrás dos foragidos
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social através de nota enviada para a imprensa, quatro pessoas envolvidas em uma ação criminosa no município de Jaguaruana, foram presas após explodirem uma agência bancária e tentarem contra outra agência e caixas eletrônicos.
Conforme levantamentos iniciais, os criminosos estavam em aproximadamente cinco motocicletas e três carros, que davam apoio ao grupo.
O grupo atirou contra os policiais militares e houve troca de tiros. 
No confronto, quatro criminosos foram atingidos e vieram a óbito no local.
Outro dois suspeitos foram baleados e levados para hospitais na região, mas não resistiram aos ferimentos e morreram nas unidades de saúde.
Dois fuzis, duas pistolas, uma espingarda e materiais explosivos foram apreendidos no local.
Equipes do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) foram acionadas para recolher os explosivos.
Durante a fuga, dois automóveis utilizados pelos criminosos colidiram e foram abandonados.
(Por Passando na Hora e Diário do Nordeste)

9 comentários:

  1. Parabéns PM do Ceará. Essa não correu com medo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Uma grande salva de palmas para esses policiais corajosos, cabras machos, que honrosamente tiraram esses lixos de circulação.

    ResponderExcluir
  4. ótimo TRABALHO DA pm parabéns pra todos eles pela coragem é eficiência.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Você deve ser bandido (a)! Volte a pastar, imbecil!

      Excluir
  6. Mentira SEMPRE tú deve ser BANDIDO tambem.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.