quinta-feira, 17 de agosto de 2017

PROCURADOR DO MP AVISA: RACIONAMENTO SÓ TERMINA SE HOUVER SEGURANÇA HÍDRICA PARA CAMPINA E REGIÃO. ENTENDA

Em conversa com a reportagem da Campina FM, o procurador do Ministério Público Estadual Francisco Sagres, que é integrante do Comitê de Gestão de Recursos Hídricos, afirmou que o MP vai cobrar do Governo do Estado garantias de segurança hídrica antes que seja confirmado o fim do racionamento.

O Ministério Público não é contra o fim do racionamento. Estamos lutando pelo fim do racionamento, e buscando evitar que Campina Grande caia num colapso. Nós somos a favor de uma segurança hídrica que nos permita ter uma paralisação do bombeamento, porque a obra (da transposição) ainda não está concluída, está em fase de experiência, e a qualquer momento pode acontecer um incidente e paralisar tudo, como já aconteceram dois”, comentou.
Segundo o procurador, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal instauraram procedimento para apurar, junto ao Ministério da Integração, a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Dnocs para verificação da viabilidade do fim do racionamento.
O assunto será discutido durante audiência pública que acontecerá na próxima terça-feira, 22, com as entidades citadas, no Ministério Público de Campina Grande.
Questionado pelo repórter Gustavo Xavier se a Secretaria de Recursos Hídricos, que tem à frente João Azevedo, vai aceitar alterar a data anunciada para o fim do racionamento, Francisco Sagres foi enfático ao afirmar que essa decisão está suspensa e dependerá do resultado da reunião.
Ele deixou claro, ainda, que a decisão terá que ser técnica.  
Quem vai dizer do adiamento ou não, não é o secretário, não é ninguém, é a disponibilidade da água. É isso que vai estabelecer a metodologia da aplicação dessa norma. Quem define é a quantidade da água que vamos ter no manancial”, declarou.
IRRIGAÇÃO
O procurador também falou a respeito do posicionamento do Ministério Público contra a liberação de água para a irrigação.
O que nós estamos contra é ao uso dessa água para outros fins, porque ela se destina ao consumo humano e animal. Não podemos admitir que o Compartimento da Borborema receba 850 litros de água por segundo, enquanto quase esse mesmo volume seja retirado para irrigação”, disse.
(Do www.lenildoferreira.com.br)

2 comentários:

  1. Pois é, e os coitados que vivem da irrigação que morram de fome não é mesmo doutor?

    ResponderExcluir
  2. deveriam ter fiscalização nas grandes obras de construção em Campina Grande, bairros inteiros sendo construído, enquanto ficamos com caixa de água e baldes, e tem locais onde não chega dia algum.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.