sábado, 11 de novembro de 2017

COM FIM DA CONTRIBUIÇÃO OBRIGATÓRIA, MINISTRO ESTIMA QUE MAIS DE 3 MIL SINDICATOS DESAPARECERÃO

Com o início da vigência da nova lei trabalhista neste sábado (11/11), a contribuição sindical obrigatória, que era cobrada no valor de um dia de salário de cada trabalhador, deixa de existir e, por conta disso, deverão desaparecer mais de três mil sindicatos. 

A avaliação foi feita pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, em entrevista ao G1.
Atualmente, segundo o ministro, há aproximadamente de 16.800 sindicatos no Brasil, dos quais 5.100 são patronais.
O restante, 11.300, representa os trabalhadores.
"Eu acredito que deverá reduzir em 30% dos 11,3 mil sindicatos [dos trabalhadores]", declarou o ministro.
Segundo Nogueira, essa redução vai acontecer porque parte dos sindicatos vai se fundir a outros.
Segundo Ronaldo Nogueira, os sindicatos dos trabalhadores que tendem a desaparecer são aqueles que não realizaram, nos últimos três anos, acordos coletivos, considerados por ele como uma das "razões fundamentais da organização sindical".
"A grande realidade é que o movimento sindical no Brasil vai ter de olhar para dentro e vai ter de se reconstituir no sentido de voltar a ter representação sindical por categoria. Para que os acordos coletivos de trabalho, que tenham força de lei, possam ser deliberados por um sindicato forte. E que realmente ofereça uma contraprestação ao trabalhador, que vai contribuir com alegria", declarou.
ACORDO COLETIVO
O ministro do Trabalho afastou a possibilidade de ser instituído um período de transição para o fim da contribuição sindical obrigatória, pelo qual ela continuaria valendo por algum tempo, sendo extinta posteriormente.
Segundo ele, a nova lei trabalhista, que prevê o fim da obrigatoriedade, será respeitada.
"Aquilo que foi aprovado, está consolidado", declarou.
Ronaldo Nogueira informou que sua proposta é que os trabalhadores possam, em assembleia, fixar um valor de contribuição para subsidiar as despesas dos sindicatos nas ações para fechar acordos com as empresas.
Mas o ministro do Trabalho explicou que, mesmo sendo definida em assembleia, essa contribuição não seria obrigatória.
"O trabalhador que entender que não deve contribuir, tem que se manifestar. Dizendo 'não concordo em pagar e não vou pagar'".
Nogueira avaliou que a contribuição sindical obrigatória representa um "valor significativo" para os sindicatos, mas disse que eles têm outras formais levantar recursos para custeio.
"Engana-se quem pensa que os sindicatos sobrevivem por conta somente da contribuição obrigatória. É um valor significativo, mas há sindicatos que têm uma contraprestação de serviços para o trabalhador reconhecida. E esses sindicatos vão se fortalecer. E o trabalhador vai ser mais participativo nos acordos coletivos de trabalho", concluiu.
(Por Alexandro Martello e Fabio Amato, G1, Brasília)

2 comentários:

  1. Graças a Deus que vai fechar
    Pois nao serve pra nada.

    ResponderExcluir
  2. Fecham nada. Quando os empregados começarem se ferrar na mão dos empregadores, vão ver que arcar com despesas advocatícias sozinhos sai muuuito mais caro.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.