terça-feira, 26 de dezembro de 2017

MINISTRO DIZ QUE LIBERAR VERBA POR VOTO NÃO É CHANTAGEM, É “AÇÃO DE GOVERNO”

O ministro Carlos Marun (Secretaria de Governo) afirmou nesta terça-feira (26/12) que a liberação de recursos de bancos públicos em troca de apoio à reforma da Previdência não é "chantagem", mas sim uma "ação de governo".

Após participar de uma reunião com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto, Marun admitiu que está usando a liberação de dinheiro da Caixa Econômica Federal como moeda de troca com governadores para que eles pressionem deputados a aprovarem as mudanças nas regras de aposentadoria.
"Financiamentos da Caixa Econômica Federal são ações de governo, senão o governador poderia tomar esse financiamento no Bradesco [banco privado]", disse Marun.
"Não entendo que seja uma chantagem o governo atuar no sentido que um aspecto tão importante para o Brasil se torne realidade. O governo espera daqueles governadores que têm recursos a ser liberados, financiamento a ser liberado, uma reciprocidade no que tange a questão da Previdência", completou.
Governadores têm reclamado da prática, mas Marun a tratou com naturalidade.
Ao ser questionado sobre possíveis retaliações a quem não ajudar na aprovação da proposta, o ministro disse que "sendo uma ação de governo, o nível de apoio que o governador puder prestar à questão da reforma vai considerado" pela equipe do presidente.
NOVO BALANÇO
Responsável pela articulação política do Planalto, o ministro afirmou ainda que, nesta quarta-feira (28), Temer vai fazer uma reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para discutir uma estratégia para a aprovação da nova Previdência em fevereiro.
O governo, porém, já liberou cargos e emendas parlamentares, além de verba para prefeitos e governadores, e, mesmo assim, não chegou nem perto dos 308 votos necessários para aprovar a medida na Câmara. A votação, prevista para dezembro, foi adiada para 19 de fevereiro.
Segundo Marun, o foco do Planalto é, mais uma vez, convencer os deputados da base que ainda resistem em votar as novas regras de aposentadoria que, na sua avaliação, pertencem a um grupo "casa vez menor".
Um novo balanço de votos deve ser apresentado a Temer no meio de janeiro.
O deputado Beto Mansur (PRB-SP), da tropa de choque do presidente, pretende ir ao Planalto ainda nesta terça para, segundo ele, "atualizar a planilha" de votação.
(Marina Dias/Folha de São Paulo)

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.