terça-feira, 17 de dezembro de 2019

EX-GOVERNADOR RICARDO COUTINHO É ALVO DE MANDADO DE PRISÃO NA OPERAÇÃO CALVÁRIO

O ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) é alvo de mandado de prisão preventiva na sétima fase da Operação Calvário, da Polícia Federal, que foi deflagrada na manhã desta terça-feira (17/12), na Paraíba.

São cumpridos 54 Mandados de Busca e Apreensão e 17 Mandados de Prisão Preventiva, nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Goiás e Paraná.
Além de Ricardo Coutinho, deputados, prefeitos e secretários são alvos da Operação Calvário - Juízo Final.
ENTENDA A OPERAÇÃO CALVÁRIO
Os alvos dos mandados de prisão preventiva são:
Ricardo Vieira Coutinho (ex-governador - PSB)
Estelizabel Bezerra de Souza (deputada estadual - PSB)
Márcia de Figueiredo Lucena Lira (prefeita do Conde - PSB)
Waldson Dias de Souza (ex-secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão)
Gilberto Carneiro da Gama (ex-procurador geral do Estado)
Cláudia Luciana de Sousa Mascena Veras
Coriolano Coutinho
Bruno Miguel Teixeira de Avelar Pereira Caldas
José Arthur Viana Teixeira
Breno Dornelles Pahim Neto
Fracisco das Chagas Ferreira
Denise Krummenauer Pahim
David Clemente Monteiro Correia
Márcio Nogueira Vignoli
Valdemar Ábila
Vladimir dos Santos Neiva
Hilario Ananias Queiroz Nogueira
O G1 entrou em contato com a assessoria da deputada estadual Estela Bezerra e, até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta.
Não conseguimos contato com a defesa do ex-governador Ricardo Coutinho.
O objetivo da operação é combater uma organização criminosa atuante em desvio de recursos públicos destinados aos serviços de saúde no Estado da Paraíba, por meio de fraudes em procedimentos licitatórios e em concurso público, corrupção e financiamento de campanhas de agentes políticos, além do superfaturamento em equipamentos, serviços e medicamentos.
A operação, realizada em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), Ministério Público Federal e Controladoria-Geral da União (CGU), apura desvio de recursos públicos na ordem de R$ 134,2 milhões, dos quais mais de R$ 120 milhões teriam sido destinados a agentes políticos e às campanhas eleitorais de 2010, 2014 e 2018.
Segundo a Polícia Federal, foi constatado que um dos alvos da operação, que ocupou cargo de alto escalão no executivo estadual, encontra-se fora do país e, por isso, foi solicitada a inclusão do seu nome na difusão vermelha da Interpol.
No entanto, a PF não divulgou nomes.
De acordo com as investigações, organizações sociais reuniram uma rede de prestadores de serviços terceirizados e de fornecedores, com a celebração de contratos com sobre-preço na gestão dos Hospitais de Trauma, de Mamanguape e o Metropolitano em Santa Rita, os três na Paraíba.
Conforme a Polícia Federal, com o objetivo de se proteger de uma fiscalização do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, a organização pagou reiteradamente vantagens indevidas, valendo-se de contratos de “advocacia preventiva” ou contratos de “advocacia por êxito”, ocultando a natureza, origem, disposição e movimentação dos valores.
A investigação ainda identificou o uso eleitoral dos serviços de saúde, com direcionamento de atendimentos e fraude no concurso de pré-seleção de pessoal do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, no ano de 2018.
Os investigados irão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes poderão responder pelos crimes previstos de organização criminosa, fraude em licitação, corrupção passiva e ativa.
(Por G1 PB)

23 comentários:

  1. Pode apagar o comentário Renato.... Mas ele vai preso, assim como o Lula foi. Você apaga mais não muda os fatos.

    ResponderExcluir
  2. Nem todo preso é culpado se for pra prender tem que começar pelo presidente da República e seus filhos que são todos bandidos vagabundos só ainda não foram presos porque estão blindados pelo corrupto MORO .

    ResponderExcluir
  3. O prefeito Romero Rodrigues que se cuide a sua batata tbm está assando já faz tempo tá quase queimando.kkk

    ResponderExcluir
  4. Esse Romero que desviou dinheiro da merenda escolar e nada acontece claro se ele fosse de esquerda aí a Federal Iria prende-lo .

    ResponderExcluir
  5. Ei já sabia ! O caso de amor do boca torta e 9 dedos . Cúmplices no crime , 9 dedos roubou o Brasil e boca torta roubou a Paraíba . Parece dupla sertaneja . 9 dedos e boca torta . Kkkkkkkkk 17 tá na faxina pesada .

    ResponderExcluir
  6. Paraíba Monte de idiotas julgando vai ver quem está falando mal do Ricardo Coutinho e do Lula melhor presidente que este país já teve é MAIS sujo que pau de galinheiro quando ver alguém dando uma de ser contra corrupção pode ir atrás é desonesto lemmbra o vagabundo Bolsonaro vivia dizendo que era honesto pior corrupto.

    ResponderExcluir
  7. Nesse país só prendem se for esquerda Sérgio MORO É um criminoso porque ele não prende o Aécio Neves o Geraldo Alckmin Serra os filhos do Bolsonaro todos envolvidos em corrupção e crimes gravíssimos a corrupção que MORO marreco combate só se for dos seus desafetos se tratando da turma dele é só pedir desculpas num é mesmo cara de pau?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. ESSA DINHA É MUITO INOCENTE...ONDE QUE O PSDB É DE DIREITA SUA ANTA??
    SÓ SE FOR NA TUA MENTE SUA DEMENTE,PSDB,PMDB,PT,PSOL E OUTROS LIXOS SÃO TUDO FARINHA DO MESMO SACO,FERNANDO HENRIQUE É MAIS COMUNISTA QUE LULA,SÓ UMA DEMENTE PRA FALAR O QUE NÃO SABE..

    ResponderExcluir
  10. Edson anta é você aloprado psdb é direita sim você não entende nada de política

    ResponderExcluir
  11. Cadê Queiroz prendam a quadrilha do Bossoanta

    ResponderExcluir
  12. Romero tua o hora vai chegar tes babão vão junto e os da esttp vai também

    ResponderExcluir
  13. Romero desviou o dinheiro da merenda vagabundo

    ResponderExcluir
  14. Dinha vá pescar sardinha !!!!!!

    ResponderExcluir
  15. PSDB DE DIREITA,É PRA RIR MESMO KKKKKK...

    ResponderExcluir
  16. É de direita sim anta todos esees partidos que não apoiam o Lula são de direita sim tapados

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.