sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

SUBSTÂNCIA ACHADA EM CERVEJA PODE ESTAR POR TRÁS DE DOENÇA MISTERIOSA; ENTENDA

O uso de uma substância chamada dietilenoglicol (DEG) no processo de fabricação de cerveja vem sendo investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais.

Um laudo confirmou a presença da substância em duas garrafas de cerveja encontradas em casas de pacientes internados com sintomas de uma síndrome desconhecida.
A polícia informou que o laudo ainda é preliminar e que não há como confirmar a responsabilidade da empresa fabricante no caso.
Ele foi realizado pelo Instituto de Criminalística da Polícia Civil.
Sete pessoas estão internadas com sintomas de intoxicação em hospitais de Belo Horizonte e de Nova Lima, região metropolitana.
Uma morreu.
Abaixo entenda o que é o dietilenoglicol, usado em processos industriais, mas raro em cervejarias, segundo um dirigente do setor.
O QUE É O DIETILENOGLICOL?
O dietilenoglicol (DEG) é uma substância de cor clara, viscosa, não tem cheiro e tem um gosto adocicado.
A fórmula química é C4H10O3.
Ela é anticongelante e de uso bastante comum na indústria.
A ingestão pode provocar intoxicação com sintomas como insuficiência renal e problemas neurológicos.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a substância é um solvente orgânico altamente tóxico que causa insuficiência renal e hepática, podendo inclusive levar a morte quando ingerido.
A intoxicação por DEG pode ocorrer quando ele é usado de forma inapropriada em preparações químicas, substituindo outros produtos não tóxicos para o ser humano.
Desde 1937, foram registradas dezenas de casos de intoxicação em diferentes países.
QUAIS AS UTILIZAÇÕES DO DIETILENOGLICOL?
*É muito usado como solvente para produtos químicos e drogas que não dissolvem em água.
*Na fabricação de cerveja, pode ser usado no processo de resfriamento da bebida.
*Pode ser usado na indústria farmacêutica.
*É frequente na produção de cosméticos, lubrificantes, combustíveis para aquecimento e plastificantes.
É COMUM O USO DA SUBSTÂNCIA NA PRODUÇÃO DE CERVEJA?
Segundo Carlo Lapolli, presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), o uso do dietilenoglicol é muito raro em cervejarias.
"Normalmente, as cervejarias usam álcool puro, sem nenhum tipo de conservante ou agente químico, misturado com água, numa proporção de 30%, para refrigeração dos tanques", explica.
Além de dizer que é raro o uso na indústria cervejeira, Lapolli afirma que o nível de toxicidade da substância não é alto.
"Precisaria ser consumida uma quantidade muito grande para que haja o efeito visto em Minas Gerais. É preciso aprofundar a investigação é ver se as causas são mesmo essas", comenta.
A refrigeração dos tanques de cerveja é feita por meio de um circuito fechado.
O álcool com água gelada vai passando por tubos chamados de "serpentina" ao redor do tanque de cerveja.
"Ela não tem contato direto com a cerveja", afirma.
Lapolli acrescenta que a substância mais utilizada na produção de cerveja é o propilenoglicol, que pode ser consumido por seres humanos.
"Também é usado misturado com água. Para a cerveja chegar perto da temperatura zero, precisamos que a serpentina esteja a -5ºC ou -6ºC. Com a água pura, ela congelaria, por isso colocamos algum tipo de aditivo, um anticongelante", conta.
A empresa envolvida no caso de Belo Horizonte, a Backer, disse em nota que a substância encontrada nas garrafas investigadas não faz parte do seu processo de produção.
Os lotes envolvidos serão recolhidos do mercado, por precaução.
Na quarta-feira (08/01), a empresa negou que a bebida possa ter relação com os sintomas apresentados pelos pacientes internados.

(Do G1)

3 comentários:

  1. SERÁ QUE TEM ESSA PORRA NA MATUTA, HEM??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SÓ SABE SE EXPRESSAR UTILIZANDO PALAVRAS CHULAS ? LAMENTÁVEL !

      Excluir
  2. Entrou em vigor dia 03/01/2020, a lei de abuso de autoridade . Notícia da área policial não divulgada aqui , se fosse sobre política esTaria . E o autor dessa lei e de um senador esquerdista chamado Randolfe Rodrigues . Lei pra proteger bandido mesmo . E o autor desse projeto e parceiro de Lula Dilma e Michel temer . Quem defende esses tipos de projeto e esse trio parada dura ,e pra comer capim.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.