sábado, 15 de fevereiro de 2020

OS BASTIDORES DA OPERAÇÃO QUE ENCONTROU O MILICIANO ADRIANO NA BAHIA

A morte de um dos criminosos mais procurados do país, o carioca Adriano Magalhães da Nóbrega, 43 anos, localizado pelo núcleo de inteligência da polícia do Rio de Janeiro e morto pela polícia da Bahia no último domingo (09/02), encerra um ciclo de buscas iniciado mais de um ano antes, em janeiro de 2019, quando a Justiça decretou sua prisão e a de outras doze pessoas.

A razão: Adriano chefiava uma das maiores milícias do Rio, a de Rio das Pedras, na Zona Oeste carioca.
A operação para sua captura, que o governador Wilson Witzel (PSC-RJ) celebrou enaltecendo sua polícia (“ela está em outro patamar”), deixou um rastro de perguntas sem respostas e acusações.
O advogado do bandido, Paulo Emílio Catta Preta, e sua mulher, Julia Emília Mello Lotufo, sustentam que o ex-capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi executado e não morto durante a troca de tiros com agentes que o capturaram na cidade de Esplanada, no litoral da Bahia.
Adriano foi o último alvo da operação “Os Intocáveis” a ser localizado.
Outros doze foram presos antes.
Segundo policiais que participaram da operação durante quase um ano, isso tem a ver com o fato de o “ex-caveira”, como são conhecidos os integrantes do Bope, ser extremamente cauteloso e treinado.
Ele não cometeu nenhum erro durante esse período todo em que esteve foragido.”
Acabou sendo apanhado ao fazer contato com familiares e outros bandidos que vinham sendo monitorados.
Nesses casos, tomava um cuidado: sempre trocava o chip do celular.
O contato com parentes e comparsas da milícia nos levaram até ele”, disse um policial a VEJA.
Esses mesmos contatos estão sendo investigados pelo Ministério Público.
Foi justamente por meio de interceptações dos contatos de Adriano que a polícia chegou, pela primeira vez em dezembro, ao condomínio de luxo Quintas do Sauípe, no litoral baiano, onde as casas são avaliadas entre 2 e 3 milhões de reais.
A mansão de número 14D foi alugada por Adriano no período de 26 de dezembro a 5 de fevereiro.
Até 30 de janeiro era possível encontrar o ex-policial e a mulher, Julia, frequentando as áreas comuns do condomínio, como a academia.
Além do casal e das filhas de 7 e 17 e 7, amigos e familiares do miliciano o visitaram no local, segundo relatou este policial a VEJA.
O bem-bom foi interrompido quando agentes da polícia baiana viram Adriano, de bermuda cargo bege e sem camisa, na propriedade.
Ao perceber a movimentação suspeita, o miliciano fugiu pelo mangue nos fundos do condomínio.
Ele escolheu aquela casa por ser a única rota de fuga que não era monitorada por câmeras de segurança. Ainda não sabemos se deixou um carro no local planejando escapar ou se foi resgatado por alguém”, disse o policial.
Poucos dias depois da ação, o núcleo de inteligência do Rio localizaria Adriano na fazenda do pecuarista Leandro Abreu Guimarães, com quem ele teria ligação de amizade.
Fontes da polícia fluminense ainda dizem: Leandro é um possível laranja usado para lavar dinheiro do miliciano em fazendas.
No sábado, 08, um mandado de busca e apreensão expedido no dia anterior foi autorizado pelas promotoras da Operação “Os Intocáveis”.
Por volta das 13h00, a Polícia Civil do Rio, que àquela altura já contava com gente no local, se reuniu com agentes do Bope e com policiais especializados em ações em lugares com vegetação densa, de difícil acesso.
Aproximadamente 75 homens foram acionados na Bahia para fazer o cerco à fazenda, na área rural de Esplanada.
Mas uma ligação de Julia para Adriano, por volta das 21h00, atrasou os planos dos policiais.
Ela havia sido parada pela Polícia Rodoviária Federal depois que uma lista com as placas dos cinco automóveis usados por Adriano chegou às mãos do chefe da PRF.
A mulher do miliciano foi revistada e liberada, mas o fato acendeu o alerta vermelho de que a operação do dia 31 de janeiro na Costa do Sauípe não fora pontual.
Adriano estava na mira.
Julia avisou a ele sobre a blitz na estrada e falou de sua suspeita de que a polícia estava em seu encalço.
Adriano pediu então a Leandro Guimarães para levá-lo a algum outro esconderijo.
Foi quando o fazendeiro dirigiu até a propriedade de Gilsinho da Dedé, vereador pelo PSL.
Sabíamos que ele estava na casa do Leandro, mas quando chegamos já tinha fugido. Adriano sabia que estávamos atrás dele e por isso disse a Leandro que a operação tinha vazado”, conta um policial que participou da operação.
Às 06h00 de domingo, dez policiais entraram na chácara de Dedé para prender Adriano.
Foram recebidos com tiros.
Não sabíamos se ele estava sozinho nem quais armas tinha. Os tiros que ele disparou alvejaram o escudo de um dos agentes do Bope, que dispararam três vezes contra ele. Dois atingiram o tórax e o abdômen do miliciano”, relatou um agente presente à ação.
Dos treze telefones apreendidos na “Operação BR 101”, como foi batizada a ação para localizar Adriano na Bahia, onze pertencem ao miliciano – os outros dois são do fazendeiro Leandro Guimarães.
Todos chegaram na terça,11, ao Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado, o Gaeco, do Ministério Público do Rio.
A Polícia Civil informou que a Delegacia de Homicídios que investiga a participação de Adriano em diversos homicídios pediu o compartilhamento das informações que constam nos aparelhos na tentativa de elucidar alguns desses crimes.
HISTÓRICO DE FUGA
Entre janeiro e junho de 2019 a polícia e o Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado, o Gaeco, do Ministério Público do Rio, ficaram completamente no escuro quanto à localização de Adriano.
Não havia nenhuma pista sobre o desaparecimento dele.
Nem mesmo o Disque Denúncia, que costuma receber informações anônimas sobre esse tipo de criminoso, havia registrado qualquer informação sobre o miliciano.
Segundo fontes da Polícia Civil, Adriano teria passado uma temporada em Minas Gerais no meio do ano passado, entre junho e julho.
Mas não parava muito em um único lugar.
Quando reunimos informações mais consistentes sobre seu paradeiro em Minas, já não dava mais tempo de alcançá-lo”.
Outra forte suspeita da polícia é de que Adriano esteve no Panamá.
Mas também lá não teria ficado por muito tempo.
Sabíamos que ele não estava no Rio, mas acreditávamos que, mesmo tendo recursos para se manter no exterior, ele optaria por permanecer no Brasil para manter o controle dos negócios ilícitos que tocava: milícia, agiotagem e máquinas caça-níquel”, disse o mesmo policial a VEJA.
(Por Jana Sampaio – VEJA)

31 comentários:

  1. Sabia muitas coisas erradas da família Bolsonaro queima de arquivos pode ter certeza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUANTA IMBECILIDADE. GARANTO QUE ESTE É MAIS UM FOME ZERO QUE VIVE DO BOLSA FAMÍLIA E DAS ESMOLAS DO PT !!!

      Excluir
    2. Quem matou foi a policia da Bahia a mando do governador do PT,não se dá nem ao trabalho de ler a matéria...

      Excluir
    3. Só sabem xingar o Lula vocês são tapados sao doentes cara precisam de tratamento urgente até burrice tem limites é a anta Bolsonaro acabando com o país e vocês gado louco xingando o Lula para seus imbecis só tem ódio no coração Lula é paz e amor morram de inveja

      Excluir
    4. Daqui uns dias é o Queiroz e o Adelio que aparece suicidado

      Excluir
    5. Concordo Chico Queiroz que se cuide porque a milícia não brinca em serviço

      Excluir
  2. Quem matou foi a polícia da Bahia e a do Rio de Janeiro meu querido deixa de ser burro todos sabem que ele era amigo da família Bolsonaro a mãe da irmã trabalharam no gabinete do Flávio Bolsonaro era um dos assassinos da Mariele e do Anderson então foi sim a familicia Bolsonaro quem mandou matar o pt queria ele preso pra falar a verdade e colocar essa familicia do demônio na cadeia agora o Bolsonaro e seus não seria melhomelhor ele calado. Sim olha só as coincidências Adriano foi encontrado na casa de um vereador do psl Eduardo Bolsonaro foi pra Bahia um dia antes do crime não precisa ser muito inteligente pra saber que aí tem coisa simples assim.

    ResponderExcluir
  3. A mãe e a irmã trabalharam no gabinete do Flávio Bolsonaro ganhavam mais de um milhão sem fazer nada Adriano foi homenageado por Flávio e Bolsonaro e ainda são inocentes?

    ResponderExcluir
  4. MOTOS MOTOS....MOTOS FORAM DOIS ELEMENTOS DE MOTOS Q MATARAM ELE COMO DIZ DIETHICH O CORNO DAS MOTOS...KKK

    ResponderExcluir
  5. Uma pessoa que só come pitu e mortadela ,como tá o celebro , essa pessoa que se chama Dinha e sem limites , acho que na casa dela só pega a Globo . Filho de Bolsonaro já foi totalmente absolvido de tudo , se morrer um meliciano na groelandia vão dizer que e Bolsonaro , o pior ladrão que o Brasil já teve o 9 dedos. , .se encontrou com o papa querendo amenizar o pecado , mas o papa não resolve não , essa conta será cobrada por Deus . No mundo o condenado 9 dedos e tudo como um ditador e pessoa não grata nesses países que abominam a corrupção . Ele só e bem recebido na Venezuela Bolívia irá Guiné na África , são países que os ditadores comer caviar , enquanto o povo ,não tem o que comer . Tem um detalhe ainda mas obscuro , o condenado lula teve quase 100% dos votos do presos ,encarcerados dos presidiários . Então pessoal tá muito claro as coisas . Existem dois tipos de cego ! O de visão , e o de entendimento . Nesse caso o cego de entendimento e muito pior e mas grave que o de visão .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara como vocês apoiadores burros e fanáticos do Bolsonaro tem uma tara por Luis Inácio Lula da Silva inveja não mata mas maltrata vocês apoiadores do lixo bandido Bolsonaro fiquem sabendo que o criminoso filho do Bolsonaro não foi absolvido não mais uma mentira de vocês aliás a turma do Bolsonaro respira mentira Monte de milicianos vagabundos pobres que apoiam o vagabundo Bolsonaro é muito burro mas eu acho que você deve ser muito rico igual o dono da havan Macedo o ladrão da Record o dono da sbt band rede TV esees sim tem que apoiar o Bolsonaro pois estão ganhando milhões e tu se for pobre tá na merda eu como pão com mortadela e você ovo ok.lava tua boca podre pra falar do melhor presidente que este país já teve Lula morram de inveja porque o teu presidente Bolsonaro além de ser criminoso é burro.

      Excluir
  6. Através da corrupção ! Morre muita gente , principalmente na saúde , onde e a vida da pessoa que tá em jogo . E tão sério isso , que tem países com pena de morte pra corruptos . Se tivesse essa lei aqui lula 9 dedos e Ricardo Feinho seriam os primeiros da lista . Uma coisa e certa . Ia ficar quase nenhum político pra gente votar.

    ResponderExcluir
  7. Cara Deus te abençoe porque você vai ver a turma do miliciano Bolsonaro ainda vão serem presos agora eles estão numa boa tem foro privilegiado estão no poder mas pode ter certeza um dia esses vagabundos adestradores de burros vão pagar caro o mal que fez ao Lula. O Lula não roubou nada não tem um documento uma gravação só mentiras mas Deus é MAIS e você chama Lula de nove dedos cuidado Deus pode te gastigar nunca deboche dos defeitos físicos das pessoas isso é coisa de gente do mal também sendo apoiado do Bolsonaro não poderia ser diferente todos vivem despejando o mal das pessoas turma do mal só Deus.

    ResponderExcluir
  8. E se Lula fosse o dono sítio é da porcaria de triplex tinha o que de errado Lula foi sindicalista deputado presidente por duas vezes e não pode nem ter um apartamento e um sítio Lula poderia milionário sim Aécio Bolsonaro e família tem dez vezes mais do que o Lula e os burros não falam nada filhos do coiso são donos de casas apartamentos lojas de chocolates tudo pra lavar dinheiro é vocês acham que eles tem isso tudo trabalhando? Claro que não Monte de alienados Bolsonaro e seus filhos nunca trabalharam vivem mamando nas tetas do povo brasileiro deixem de serem burros gado louco

    ResponderExcluir
  9. Isso ai tem cheiro de politico bem sucedido em Brasília que mandou eliminar ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Familicia Bolsonaro e o marreco de Maringá MORO madou mata-lo.

      Excluir
  10. Você que defende 9 dedos , Ricardo Feinho , você não sabe nem que dia e hoje , muito menos que horas são . Presidente Jair Médias Bolsonaro abri mas de 10% do 9 dedos ladrão . Pra vocês só testam comer Mortadela e.beber pitu pro resto da vida .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobre de direita é uma desgraça vergonha deixa de ser burro Lula é o cara Bolsonaro é um lixo vergonha nacional só burros o defendem vocês são igual mulher de bandido quanto mais apanha mais gosta alienado você é o tipo de gente mal educada e baixa vive colocando apelido nas pessoas cuidado com o castigo de Deus você pode sofrer um acidente de trabalho assim como aconteceu com o Lula e ficar com nove ou menos dedos se é que você trabalha acho que esta lotado no gabinete do Flávio Bolsonaro e vive de rachadinha.

      Excluir
  11. Desprezível mulher burra ,vacilona anta , vai ler sobre a história dessa vergonha chamado ladrão condenado 9 dedos . Ele nunca trabalhou , através de conversa bonita virou sindicalista , e daí até o que agente sabe hoje .ele e o (CARA) , que deixou esse país com mas de 11 milhões de desempregados , ele e o (CARA) que deixou mas dá dá mde da população individida no SPC e Serasa , ele e o (CARA) que patrocinou com o nosso dinheiro presidente ditadores etc e porai vai . Vai estudar vai ler sobre esse miserável ladrão condenado , não fale o que vc ver na globo procure saber se a notícias e real verídica . Sorria pode comprar gás a 59 reais . E claro comer mortadela e tomar pitu pra vida toda .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Burrinho você hein LULA gerou mais de vinte milhões de emprego seu aloprado doente tirou o país do mapa da fome seu imbecil você é um louco também babão do vagabundo Bolsonaro não poderia ser diferente .Agora sim o país tá quebrado sendo governado por quadrilha por causa de pessoas como você estão nas trevas pessoas completamente despolitizadas com o coração cheio de ódio.

      Excluir
  12. Ele comprou pra você. amigo pcgames, seu nome tá no spc, e serasa, 😂😂😂😎😎😎

    ResponderExcluir
  13. Coitado foi culpa do LULA o NOME dessa pessoa desinformada tá no spc só era o que faltava culpar o Lula só rindo mesmo gente alienada essa turma do Bossoanta

    ResponderExcluir
  14. Vcs, analfabetaralhada tosca, são uma verdadeira piada mal contada. Vcs acham mesmo que todo médico, todo juiz, todo promotor, todo empresário é de direita, é apoiador desse marginal vagabundo meliciano, é? Escória burra. Pelos comentários de vocês dá pra ver claramente os vermes inúteis que vcs são. A única esclarecida aqui é Dinha, que por gritar o que pensa é logo acusada de ser dependente de bolsa família.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Quem defende 9 dedos condenado e pior que ele , ( O MINISTERIO DA SAUDE ADVERTE : COMER MORTADELA E TOMAR PITU PODE CAUSAR ESQUISOFRENIA MAL DE PARQUINSOM DERRAME PROLONGADA IDIOTICE E QUEDA DE CABELO ).

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.