quinta-feira, 4 de junho de 2020

UM FUTURO MELHOR PARA O TRANSPORTE PÚBLICO

A cidade de Campina Grande amanheceu sem ônibus nesta quinta-feira (04/06), após um período de um “feriadão” de cinco dias, imposto pela prefeitura municipal, visando conter a expansão do novo Coronavírus no município.

Por força de um Decreto, a sociedade campinense foi “convidada” a ficar em casa no período de 30 de maio a 03 de junho.
Nesta quinta-feira, após o cumprimento do “mini-lockdown”, quando as atividades consideradas essenciais de Campina Grande voltaram à sua condição de normalidade (será que podemos chamar esse momento de “normal”?), eis que a população que usa o transporte público é surpreendida com a ausência dos ônibus circulando na cidade.
A razão da suspensão da operação do transporte público na cidade é atribuída a crise econômica, que gerou desemprego, diminuição do número de passageiros pagantes e, por tabela, redução no faturamento das empresas responsáveis pelo setor.
Aliás, já faz algum tempo que as concessionarias pedem “socorro”, denunciando os problemas mais urgentes e indicando caminhos para uma eventual saída da crise.
Campina Grande, a exemplo de outras cidades brasileiras, está cuidando, atualmente, do combate à pandemia da Covid-19, no que faz muito bem.
Entretanto, o transporte coletivo urbano se constitui em um dos grandes desafios para os gestores urbanos.
Se a queda de passageiros já vinha se acentuando antes da pandemia, agora o setor está diante de uma situação dramática em consequência dos efeitos do novo Coronavírus, que nos últimos dias levou a interrupção de muitas atividades, sejam elas privadas ou públicas, lamentavelmente.
Diante dos enormes desafios da crise atual, o momento exige que as autoridades responsáveis pela gestão do transporte público coletivo decidam tratar o problema de frente, dialogando, se possível com a participação de outros setores da sociedade, a exemplo do comércio e da indústria, para que a sociedade possa conhecer mais de perto o problema e, quem sabe, contribuir com soluções para a situação.
Para gerar reflexões, trago aqui alguns questionamentos:
Qual a importância do Transporte público para a sociedade campinense?
É preciso entender que o sistema não é dos “empresários do setor” e sim da sociedade.
Quem tem emprego tem que chegar ao trabalho, portanto o Transporte Público é MEIO.
Na pauta dessa conversa, entre poder público, concessionárias e sociedade não pode faltar as lições aprendidas até o momento com a pandemia.
Como se dará o distanciamento entre os passageiros nos terminais e no interior dos ônibus?
Todos sabemos que nos horários de pico os transportes coletivos andam mais lotados.
Nos entre picos os ônibus andam vazios.
Não seria a hora de pensar no reescalonamento dos horários de trabalho para otimizar a frota e diminuir o custo do transporte?
Para obedecer ao distanciamento tem que haver mais ônibus e isto aumenta o custo.
Como este custo será coberto?
A tarifa continuará sendo paga com o uso de dinheiro, através de cédulas e moedas, que são fontes de contágio do Coronavírus e de outras bactérias?
Haverá uma campanha institucional através da mídia visando conquistar a confiança do passageiro para que ele volte a usar o sistema?
Quais serão os caminhos para financiar o transporte coletivo diante do cenário e quais ações podem ser tomadas agora para desenhar um futuro melhor para a qualidade do transporte coletivo, com foco no cliente e na mobilidade urbana de Campina Grande?
É preciso destacar na pauta de conversações que o custo do transporte não pode mais ser pago só pelo usuário, através da tarifa.
Outras fontes de financiamentos têm de existir e este é mais assunto para ser discutido com a sociedade no menor espaço de tempo.
Que o transporte público coletivo de Campina Grande, para o bem da sociedade, tenha dias melhores!
(Por Fernando Soares, Jornalista)

3 comentários:

  1. E os clandestino, vadea na cidade cem lei

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo😎😎😎 eu quero novidade

    ResponderExcluir
  3. o futuro dos transporte público e o VLT mais o prefeito junto com os empresário não querem que isso aconteça porquê será?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.