terça-feira, 28 de julho de 2020

MORRE EM CAMPINA GRANDE UM DOS MAIORES PECUARISTAS PARAIBANOS

O engenheiro e pecuarista Manuel Dantas Vilar Filho, conhecido como Manelito Vilar, faleceu nas primeiras horas desta terça-feira (28/07), em Campina Grande, em decorrência de complicações pós-operatórias de uma cirurgia de emergência realizada no último sábado (25) para a retirada da vesícula.

Manelito residia na Fazenda Carnaúba, na cidade de Taperoá, e era primo de Ariano Suassuna.
Ele era viúvo e deixa cinco filhos e dez netos.
Manelito era um dos nomes mais respeitados da agropecuária e da agroindústria e incentivava a pesquisa de melhorias dos rebanhos de ovinos e caprinos do Cariri paraibano.
O agropecuarista também atuou como secretário de Agricultura do Estado e foi diretor de órgãos vinculados ao ruralismo e agropecuária no Estado e no Nordeste.
Segundo familiares, o velório terá início na tarde desta terça-feira, na Fazenda Carnaúba, e o sepultamento ocorrerá em Taperoá, na quarta-feira (29), às 9h00.
A Fazenda Carnaúba foi criada há 40 anos, a partir de um prêmio recebido pelo romance “A Pedra do Reino”, de Ariano Suassuna, primo de primeiro grau de Manelito.
A fazenda se tornou um referencial no que diz respeito ao desenvolvimento agrícola na região do Semiárido.
Segundo o jornalista Anchieta Araújo, Manelito agregava muito conhecimento em todas as entrevistas e demonstrava uma inteligência ímpar.
Ele destacou que Manelito conseguiu desenvolver uma raça de caprinos que conseguiu se adaptar perfeitamente à região do Semiárido.
O jornalista ainda mencionou, durante entrevista à Rádio Caturité FM, que a Fazenda Carnaúba, além da criação de animais, também era uma referência na produção de leite e derivados.
Ele citou que o programa Globo Rural sempre entrava em contato com Manelito para que ele fizesse um trabalho de consultor.
Tive a oportunidade de conviver com ele em alguns momentos, profissionalmente. Era uma figura que não tinha como não marcar, pois tinha uma inteligência rara”, afirmou.
Nas palavras de Manelito, “o nordestino até hoje escapou, no Brasil, fazendo da fraqueza, força”.
Manelito conseguiu transformar a fazenda em um local de desenvolvimento mesmo em meio à escassez de água.
Hoje, a Fazenda Carnaúba conta com um rebanho de mais de 3.000 animais e já recebeu prêmios internacionais por seus queijos, leites e pastas, produzidos no local.
(Do Paraíba Online)

Um comentário:

  1. PERDI UM GRANDE AMIGO. QUE O GRANDE ARQUITETO SE APIEDE DE SUA ALMA E CONFORTE SEUS ENTES QUERIDOS. UMA GRANDE PERDA !

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.