terça-feira, 4 de agosto de 2020

GILMAR MENDES DIZ QUE MÁSCARA É OBRIGATÓRIA EM TODO LOCAL PÚBLICO

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes defendeu, em decisão cautelar (provisória) nesta segunda-feira (03/08), que o uso de máscara é obrigatório em todos os espaços públicos do país.


Na avaliação de Mendes, os vetos feitos por Jair Bolsonaro a trechos específicos da lei, sancionada no mês passado, não interferiram na regra geral.
O entendimento foi definido porque partidos de oposição a Bolsonaro questionaram, no STF, os vetos feitos em julho.
Neles, o presidente retirou do texto as menções ao uso de máscaras em comércios, indústrias, templos religiosos e escolas, por exemplo, durante a pandemia da Covid-19.
A ação no STF pedia que esses vetos fossem derrubados para que, então, a obrigatoriedade do uso fosse declarada.
Na análise, Gilmar Mendes considerou que essa lista vetada por Bolsonaro era redundante, e que o veto não tornava o uso facultativo.
A lei em vigor diz:
"Art. 3º-A. É obrigatório manter boca e nariz cobertos por máscara de proteção individual, conforme a legislação sanitária e na forma de regulamentação estabelecida pelo Poder Executivo federal, para circulação em espaços públicos e privados acessíveis ao público, em vias públicas e em transportes públicos coletivos, bem como em:
I - veículos de transporte remunerado privado individual de passageiros por aplicativo ou por meio de táxis;
II - ônibus, aeronaves ou embarcações de uso coletivo fretados;
Os itens vetados por Bolsonaro davam continuidade à lista.
Mas, para Gilmar Mendes, todos os exemplos também são classificados como "espaços públicos e privados acessíveis ao público" e, por isso, estão contemplados no texto em vigor.
A decisão desta segunda é provisória, e Gilmar Mendes ainda deve levar o tema à análise do plenário do Supremo Tribunal Federal. Não há data para que isso aconteça.
Ao vetar esses pontos, a presidência da República afirmou que a obrigatoriedade do uso da máscara poderia ser considerada "violação de domicílio", ao incluir locais não abertos ao público.
Partidos de oposição consideraram que os vetos infringem o preceito fundamental da saúde e, por isso, acionaram o STF.
Os partidos afirmam que os vetos vão na contramão das determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da legislação dos demais entes federativos, pautadas em estrita consonância com as regras sanitárias.
USO OBRIGATÓRIO EM PRESÍDIOS
Na mesma decisão, Gilmar Mendes anulou dois vetos de Bolsonaro a esse projeto sobre o uso de máscaras.
Eles surgiram em uma "republicação" da lei no "Diário Oficial da União" de 7 de julho – e não constavam na primeira versão, publicada no dia 4.
Nessa adição, a Presidência da República vetou a obrigação do uso de máscaras em presídios e unidades socioeducativas; e a obrigação que cartazes com instruções sobre a proteção individual e a lotação máxima dos espaços fossem afixados nos estabelecimentos públicos.
Ao derrubar os vetos, Gilmar Mendes argumentou sobre a importância da proteção nos estabelecimentos prisionais – onde há registro de centenas de casos de Covid-19 – e do atendimento ao "direito à informação" do público, no segundo caso.
Com a decisão, tanto as máscaras nos presídios quanto os cartazes informativos nos estabelecimentos públicos se tornaram obrigatórios.
(Do G1)

2 comentários:

  1. QUEM VAI NAS RUAS FISCALIZAR ? OS ANJINHOS DO STF ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TIVE UMA ÓTIMA IDEIA. JÁ QUE O STF DIZ QUE É OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARAS EM PRESÍDIOS, E AS AUTORIDADES POLICIAIS NÃO TEM COMO FAZER VALER A LEI, QUE TAL COLOCAR UM MINISTRO DENTRO DE CADA PRESÍDIO CARIOCA ?
      UM NO BANGÚ 1, OUTRO EM BANGÚ , ETC.... COMO OS MINISTROS SÃO MUITO ÍNTEGROS E RESPEITADOS, ACHO QUE NENHUM BANDIDO PRESO VAI DESOBEDECER. QUE TAL ?

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.