sexta-feira, 2 de outubro de 2020

PENITENCIÁRIA SERROTÃO RAIMUNDO ASFORA COMPLETA 30 ANOS HOJE

*Data será comemorada com cerimônia, inauguração de alojamento e ações de saúde 
A Penitenciária Regional Raimundo Asfora “O Serrotão” em Campina Grande está completando 30 anos de fundação nesta sexta-feira (02 de outubro).

Uma solenidade marcada para as 09h00 celebrará a data.
A cerimônia contará com as presenças do secretário de Estado da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, e do juiz da Vara das Excussões Penais da Comarca de Campina Grande, Gustavo Lyra.
No evento, haverá a entrega do novo alojamento dos policiais penais.
A Unidade abriga hoje 1.100 condenados pela justiça, mas a capacidade oficial da Penitenciária é para 350 detentos.
Para manter a “casa em ordem” é preciso muito jogo de cintura, disciplina, responsabilidade, vigilância e respeito.
A última fuga registrada aconteceu em 2011.
Atualmente os policiais penais e policiais militares das guaritas têm tido, com frequência, trabalho dobrado com os “aviões do tráfico” que tentam a todo custo arremessar droga e celulares para o interior do Serrotão.
Um matagal, em parte do entorno da Penitenciária, serve de esconderijo para esses “aviões”, e dificulta, muitas vezes, uma melhor ação de vigilância.
Muito já se falou também sobre o isolamento de uma via que margeia a Unidade, porém questões políticas sepultaram essa perspectiva.
Se houvesse essa possibilidade é certo que o fluxo de pessoas e veículos no entorno seria exclusivamente para as forças de segurança, advogados e familiares dos apenados em dias de visita.
Hoje o diretor do “Serrotão” é Lenieferson Sucupira.

Conforme a assessoria de comunicação da SEAP, durante essa semana foram realizadas diversas atividades para celebrar as três  décadas do Serrotão, como exibição de filme documentário sobre o sistema penitenciário, palestras com instruções do Corpo de Bombeiros para atendimento pré-hospitalar e  saúde mental do policial penal.
Nesta sexta haverá oferta de serviços de saúde como teste da covid-19, hiv, hepatite, sífilis, glicemia, aferimento de pressão arterial.
Também haverá vacinação contra gripe, tétano e tríplice viral e será servido um café da manhã. 
Para finalizar as comemorações haverá a segunda copa de futebol do Serrotão, entre os policiais penais.
(Por www.renatodiniz.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.