quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

SELO UNICEF: MONTADAS RECEBE CERTIFICADO POR QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

Trinta cidades da Paraíba foram certificadas com Selo UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância – por garantias aos direitos de crianças e adolescentes.

O evento foi  virtual e realizado nesta terça-feira (08/12).
E pela primeira vez, Montadas, no Agreste, está sendo condecorada com o Selo UNICEF.
Só temos que agradecer a Deus e ao trabalho incansável da nossa equipe da Secretaria de Educação, pelos nossos professores e alunos por este reconhecimento que agora marca a conclusão de nosso governo, é uma sensação de dever cumprido no fim deste mandato do prefeito Jonas de Souza”, pontuou a secretária de educação de Montadas, Neuracir de Souza.
Estes municípios tiveram mudanças significativas nos índices de educação, reduzindo em dois ou mais anos o atraso escolar; de saúde, aumentando o acesso adequado de gestantes ao pré-natal; e de proteção às crianças, com aumento no registro civil de crianças com até um ano.
A certificação do Selo UNICEF é atribuído aos municípios que estabelecem políticas públicas eficientes para o bom desenvolvimento das crianças na primeira infância e também políticas voltadas aos adolescentes.
Montadas, com essa certificação, é reconhecida nacionalmente e até internacionalmente como o município que garante políticas públicas voltadas aos direitos da criança e do adolescente. São resultados sistêmicos com ações obrigatórias que precisam ser cumpridas pelo município.
 Fazemos questão de destacar o trabalho das demais secretarias, foi muito importante o conjunto de ações da saúde, da ação social, da educação, de esportes, em parceria conquistamos o selo UNICEF, assim comemoramos um trabalho realizado de forma intersetorial com ações desenvolvidas em todas as secretarias”, disse a secretária.
Os municípios contemplados na Paraíba:
Araruna, Bernadinho Batista, Bom Jesus, Cabaceiras, Campina Grande, Cubati, Cuité, Damião, Dona Inês, Duas Estradas, Esperança, Frei Martinho, Gurjão, Juripiranga, Lagoa Seca, Lucena, Montadas, Monte Horebe, Natuba, Olivedos, Picuí, Pombal, Santa Inês, Sapé, Solânea, São Betinho, São José do Brejo do Cruz, São José do Sabugi, São José dos Cordeiros, e Umbuzeiro.
SEGUNDO DADOS DA UNICEF NA PARAÍBA, ENTRE 2017 E 2020:
 *148 municípios aderiram à estratégia Busca Ativa Escolar
*48 municípios realizaram ações para a redução da distorção idade-série
*57 municípios capacitaram professores sobre inclusão de crianças com deficiência por meio de educação física
*477 profissionais de saúde, educação e assistência social participaram de formação sobre competências familiares
*57 municípios disponibilizaram testes rápidos para sífilis e HIV na rede pública de saúde
*49 municípios realizaram formação para conselheiros tutelares
*2.994 adolescentes participaram de núcleos de cidadania
 Mais de 400 municípios de 18 estados do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira receberam o selo Unicef durante a cerimônia desta terça-feira.
(Por www.renatodiniz.com com informações do Página 1 PB e Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.