domingo, 11 de abril de 2021

PARA EVITAR ABANDONO DE RECÉM-NASCIDOS E ABORTO, VEREADOR PROPÕE “ENTREGA PROTEGIDA”

Na tarde da terça-feira (06/04) um recém-nascido foi encontrado dentro de uma caixa de papelão na calçada de uma residência da Rua Ilhéus, nas Malvinas, em Campina Grande.

Moradores acionaram Polícia Militar, o Conselho Tutelar e o SAMU.
O bebê foi levado ao Instituto de Saúde Elpídio de Almeida.
Ele já está em abrigo seguro e passa bem.
Vez por outra Campina Grande se depara com situações como esta e pior: em muitas ocasiões fetos são encontrados em lixões.
Em sintonia com esta realidade, o vereador Rubens Nascimento (DEM) protocolou um Projeto de Lei para que o município desenvolva permanentemente uma campanha informativa chamada de “Entrega Protegida”.
Os casos de recém-nascidos abandonados em locais como lixeiras, terrenos baldios ou recantos de calçadas logo após o parto, infelizmente, não são tão raros. O aborto é ainda mais frequente”, diz texto publicado oficialmente pelo vereador em www.rubensnascimento.com.br.
Ainda conforme o texto, “a possibilidade de entrega da criança ao poder público é pouco conhecida, de modo que mães (muitas vezes abandonadas ou até estimuladas ou forçadas pelos pais) acabam praticando o aborto ou abandonando os recém-nascidos”.
Trata-se de um mecanismo que procura proteger as crianças e evitar práticas como aborto fora das hipóteses previstas em lei, abandono de bebês e adoção irregular”, explicou Rubens. “A previsão legal de entrega voluntária de bebês para adoção foi incluída no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em 2017”, acrescentou.
Além de salvar a vida das crianças e mitigar o sofrimento de pais biológicos, Rubens Nascimento lembrou que quem opta pela entrega voluntária deixa de praticar um crime e tem a garantia de que não será responsabilizado pelo ato nas esferas civil, penal e administrativa.
AMPLA DIVULGAÇÃO
Conforme o projeto, deverá ser dada ampla divulgação à possibilidade de entrega da criança, principalmente em espaços como unidades de saúde, escolas, Conselho Tutelar e centros de assistência social, inclusive com avisos em locais visíveis e os seguintes dizeres, nos quais devem constar endereço e telefone do órgão que receberá a criança:
Você sabia que entregar bebês para adoção não é crime? Se você estiver pensando nisso, é preciso procurar a equipe social da vara da infância e da juventude. Além de legal, ninguém fica sabendo! Compareça ao seguinte endereço...”
(Por www.renatodiniz.com com www.rubensnascimento.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.