sexta-feira, 28 de maio de 2021

REITOR USA JUSTIFICATIVA “IDEOLÓGICA” PARA TIRAR UFPB DE PROGRAMA QUE DIVULGA CIÊNCIA

A questão ideológica tem falado mais alto na direção da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que a ciência.

Esta é a conclusão nua e crua sobre o episódio em que o reitor da instituição de ensino, Valdiney Veloso, determinou o desligamento do Univerciência.
O programa voltado para a TV aberta e para a internet, com alcance estimado de 40 milhões de pessoas, tem o objetivo de divulgar as pesquisas científicas em desenvolvimento nas universidades nordestinas e já envolve mais de 30 instituições de ensino superior da região.
A primeira edição, para se ter uma ideia, mostrava entre os conteúdos uma pesquisa sobre o sequenciamento genético da Covid-19, em andamento na UFPB.
A primeira edição do programa idealizado pela TV UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia foi lançada na última quarta-feira e apresentou uma programação de qualidade, com matérias interessantes e que promovem a ciência.
Apesar disso, o reitor encaminhou nesta quarta-feira (26/05) ofício ao diretor-geral da TVE Bahia e Educadora FM, Flávio Gonçalves, comunicando o desligamento da UFPB.
Surpreendeu o argumento usado.
Ele alegou “falta de afinidade às pautas e aos trabalhos desenvolvidos, que se mostram muito mais com propósitos político-partidários do que estritamente acadêmico-científicos”.
O posicionamento do reitor repercutiu entre as TVs universitárias da região e revoltou vários professores da UFPB.
Um movimento foi iniciado entre os docentes para que a questão seja discutida na reunião do Conselho Universitário (Consuni) prevista para próxima segunda-feira (31).
Os professores não veem ligação política ou ideológica em um programa que visa a disseminação do conhecimento científico.
A tendência é que o reitor seja cobrado por explicações na reunião com os conselheiros da instituição.
De acordo com informações de bastidores, o reitor, que se apresenta como figura alinhada com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), teria se sentido incomodado com a solenidade de lançamento do programa.
O vídeo, disponível no Youtube, marcou o lançamento do programa com depoimentos de políticos e professores que, entre as falas de incentivo à divulgação das pesquisas científicas, cobram maior atenção do governo com os investimentos nas universidades.
Houve também homenagem a Paulo Freire, o patrono da educação nacional e que é hostilizado pela extrema-direita.
É a ideologia do reitor trazendo atraso para a UFPB e, consequentemente, para a Paraíba.
(Por Suetonisoutomaior.com.br) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.