quarta-feira, 12 de maio de 2021

SECRETARIA DE SAÚDE DE MONTADAS CELEBRA DIA INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM

A secretaria municipal de saúde de Montadas aproveitou esta quarta (12/05) para homenagear todas as enfermeiras do município pela passagem do Dia Internacional de Enfermagem. 

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Erasmo de Souza, uma data como esta não pode passar despercebida pela sociedade pelo importante papel desempenhado por estes profissionais.
Para o cidadão comum, enfermeiro é aquele que aplica a injeção, faz curativo, confere os sinais vitais de um paciente que chega a uma Unidade de Saúde, mas na realidade, o papel deste profissional dentro da estrutura de Saúde é muito mais amplo e complexo. Envolve a execução de tarefas complementares ao tratamento médico, a realização de consulta de enfermagem, a assistência às necessidades do cidadão, entre tantas outras responsabilidades. A enfermagem é uma arte e seus principais instrumentos são o carinho e a dedicação à vida humana” explicou Erasmo.
Neste dia 12 de maio, a Secretaria de Saúde de Montadas homenageia e agradece o trabalho e contribuição decisivos de nossas enfermeiras que integram a Rede Municipal, bem como a todos os profissionais de nosso munícipio, do Estado e do Brasil. São eles que, junto aos demais membros da estrutura, diariamente atuam na proteção da saúde da população e em especial aos Montadenses. Parabéns pelo seu trabalho!”, completou.
O Secretário de Saúde ainda afirmou a importância da Enfermagem no momento vivenciado pela humanidade com a Pandemia do Coronavirus e o papel de relevância e de destaque exercido pelos profissionais de saúde na luta contra os efeitos da covid-19 e a luta contra a morte.
ORIGEM
O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965, porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros.
O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.
Florence Nightingale, de nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália.
Aos 17 anos, Florence Nightingale, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem.
Foi na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, que o seu trabalho se tornou mais conhecido e ela foi chamada de “Dama da Lâmpada”, instrumento que usava durante a noite para ajudar melhor os feridos.
Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.
NO BRASIL 
O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas.
No Brasil, é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio, com o Dia Internacional da Enfermagem e termina em 20 de maio, com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem.
(Do Página 1 PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.