quinta-feira, 22 de julho de 2021

A REUNIÃO DO PREFEITO BRUNO COM OS SECRETÁRIOS DE ESTADO DA DEFESA E DA SAÚDE


*Prefeito pede ao secretário de saúde que a prestação de serviços do município a pacientes de todas as regiões da Paraíba, receba suporte financeiro do Estado
*Prefeito acerta com o secretário de defesa uma agenda de trabalho conjunto em várias áreas da cidade

O Conjunto Habitacional Aluízio Campos será beneficiado com a implantação de três bases de segurança, destinadas ao trabalho das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros.
Os terrenos e edificação das estruturas serão viabilizados pela Prefeitura de Campina Grande.
Serão também instaladas 100 câmaras de monitoramento de segurança no conjunto, além de uma agenda de ações em várias partes da cidade, em forma de parceria entre o Estado e o Município.
Todas essas ações integraram um protocolo de intenções assinado na manhã desta quarta-feira (21/07) pelo prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, e pelo secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Jean Nunes.
A reunião ocorreu no Salão Nobre do Gabinete do Prefeito, tendo sido testemunhado por autoridades municipais, vereadores e representantes dos diversos setores da segurança pública.
Durante a reunião, Bruno Cunha Lima apresentou outras demandas de reforço de segurança para outras áreas habitacionais, como é o caso dos bairros localizados nas regiões Sul e Sudoeste, entre eles Portal Sudoeste, Portal Campina, Acácio Figueiredo, Raimundo Suassuna, Major Veneziano e muitos outros que contam com uma população de quase 50 mil pessoas.
Por sua vez, após agradecer pela acolhida e apoio por parte das autoridades municipais, o secretário de Defesa Social, Jean Nunes, informou que Campina Grande será beneficiada com a implantação de 350 câmeras de monitoramento, sem incluir as 100 destinadas ao Aluízio Campos, conjunto que conta com 4.100 unidades residenciais e população com mais de 20 mil habitantes.
Ao final do encontro, também ficou definido que novas reuniões de trabalho acontecerão entre as equipes dos entes estadual e municipal.
Uma visita ao Complexo Aluízio Campos foi promovida logo em seguida. Bruno teve oportunidade de mostrar ao secretário Jean Nunes e equipe as áreas reservadas para as estruturas de segurança.
REUNIÃO COM SECRETÁRIO DA SAÚDE
À tarde Bruno recebeu o secretário estadual de Saúde, Geraldo Antônio Medeiros.
Durante reunião de trabalho, ao lado dos secretários Filipe Reul e Gilney Porto, respectivamente titular e executivo da Saúde.
O prefeito, além de relatar os avanços e desafios da saúde municipal durante a pandemia do novo coronavírus, apresentou uma lista de pleitos em prol do fortalecimento da estrutura do setor na cidade, principalmente os serviços prestados a paraibanos de todas as regiões do Estado.
Um dos pontos abordados no encontro foi a necessidade de o Município receber mais recursos para financiamento dos serviços de obstetrícia, tratamento às vítimas da covid e oncologia.
Para Bruno, as soluções devem surgir a partir do diálogo e uma política de parceria entre os diversos entes administrativos, o que vai possibilitar o atendimento das demandas da população.
Bruno lembrou ao secretário estadual que Campina Grande sempre esteve de portas abertas para o atendimento aos pacientes oriundos de todas as partes da Paraíba, porém, o Município assume um alto custo na realização de procedimentos, sem que tenha a devida contrapartida.
Segundo Bruno, Campina Grande cobre as necessidades de uma vasta região da Paraíba, destacando, entre outros fatos, que cerca de 70% dos partos realizados no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) são de pacientes oriundas de outras cidades, notadamente casos de gravidez de alto risco. “Temos aqui uma Secretaria municipal que é, praticamente, uma Secretaria estadual de Saúde, pois chegam à nossa cidade casos que são um verdadeiro ‘supra-sumo’ de complexidade”, garantiu.
Para o prefeito, Campina Grande ainda necessita de convênios em setores como o de oncologia, sendo esta medida de fundamental importância para os pacientes vindos das mais distantes regiões do Estado, que poderiam ser tratados na cidade sem a necessidade de deslocamento até a capital.
Neste contexto, também se ventilou, entre outras medidas, a necessidade de repactuação de procedimentos oncológicos.
Bruno ainda pontuou a necessidade de apoio do Estado para a aquisição de equipamentos e de outros recursos materiais que atendam às demandas da saúde local e também reivindicou o fornecimento de informações da produtividade do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.
A meta é fazer com que os setores de planejamento da saúde estadual e municipal possam dialogar de maneira mais frequente e aberta, fazendo com que toda a produtividade do Hospital de Emergência e Trauma seja informada ao Município, para que seja cadastrada no Ministério da Saúde e, com isso, a Paraíba e Campina Grande recebam mais recursos e possam ampliar a prestação de serviços.
Segundo Bruno Cunha Lima, como Campina Grande tem gestão plena de saúde, o fornecimento e o cadastramento de informações para a comprovação da produtividade, junto ao Ministério da Saúde, é feita pelo Município, embora uma parte desses serviços seja prestado por hospitais contratualizados, como é o caso da FAP ou por unidades públicas, a exemplo do Hospital de Emergência e Trauma.
O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, garantiu estar receptivo às reivindicações do prefeito e fez elogios à gestão municipal pela ampliação do Hospital Dr. Edgley, para o atendimento no setor de hemodiálise e brevemente como hospital referência de assistência à pessoa idosa, em Campina Grande.
O secretário assegurou, ainda, que as equipes técnicas de Campina Grande e do Estado estarão intensificando os encontros de trabalho, para que saídas sejam encontradas para as reivindicações formuladas.
(Por www.renatodiniz com Codecom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.