quarta-feira, 25 de agosto de 2021

COM ALTA NOS PREÇOS, IDOSA PEDE GORDURA EM AÇOUGUE PARA ALIMENTAR FAMÍLIA

*Aisa mora com 9 pessoas, que se sustentam com sua aposentadoria de um salário mínimo
Com a alta no preço dos alimentos, muitas famílias estão tendo que recorrer a outras maneiras de realizar as refeições diárias, muitas vezes substituindo alimentos, como a aposentada Aisa Teixeira Gomes, que começou a pedir gordura de boi no açougue para alimentar a família.

Eu vou ao açougue pedir gordura para comer. Eu falo assim ‘tem como me dar as pelanquinhas’, eles me dão e eu coloco sal e misturo com o feijão para comer”.
Ela mora com nove pessoas e todos os filhos estão desempregados.
Aisa está pagando as contas apenas com a aposentadoria no valor de “1.100 reais”, um salário mínimo.
A idosa recebe uma cesta básica da entidade Legião da Boa Vontade, na Cidade Dutra, na Zona Sul de São Paulo, no entanto, com a alta no valor dos alimentos, até a entidade está com dificuldade de receber alimentos.
Na última doação, a dona Aisa também conseguiu algumas caixas de leite que, segundo ela, devem durar uma semana.
"Vamos usar para reforçar o café da manhã das crianças antes de ir para a escola, mas não dá nem para uma semana. Estamos controlando para não colocar muito, eles ficam com vontade de tomar mais, mas não dá".
ALTA NO PREÇO DOS ALIMENTOS
Puxado pelo aumento da energia elétrica e da gasolina, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é uma prévia da inflação oficial do país, acelerou a alta para 0,89% em agosto, após registrar taxa de 0,72% em julho, informou nesta quarta-feira (25/08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O custo da alimentação no domicílio passou de 0,47% em julho para 1,29% em agosto.
Entre as altas que mais contribuíram para aceleração, segundo o IBGE, destaques para a do tomate (16,06%), do frango em pedaços (4,48%), das frutas (2,07%) e do leite longa vida (2,07%).
Por outro lado, houve queda nos preços da cebola (-6,46%), do feijão-preto (-4,04%) do arroz (-2,39%) e do feijão-carioca (-1,52%).
Na alimentação fora do domicílio (0,35%), o movimento foi inverso, influenciado pela desaceleração da refeição (0,10%), que havia registrado alta de 0,53% em junho.
(Do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.