domingo, 24 de outubro de 2021

COM COMBUSTÍVEIS EM ALTA, BOLSONARO AFIRMA: 'NÃO VAMOS INTERFERIR EM NADA'

Ao lado de Paulo Guedes, ministro da Economia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se defendeu de críticas por causa da inflação e do preço dos combustíveis.

Ele afirmou que a Petrobras "fica amarrada" à política de preços atual e que não haverá interferência do governo para conter a alta. 
"Não vamos interferir no preço de nada porque isso já foi feito no passado e não deu certo", afirmou Bolsonaro.
O discurso de Bolsonaro contradiz o que o próprio presidente defendeu em maio, quando mudou o comando da Petrobras.
O presidente nomeou o general Joaquim Silva e Luna após demonstrar insatisfação com os constantes aumentos de combustíveis — os caminhoneiros são uma importante base eleitoral bolsonarista.
"Da nossa parte, eu troquei o comando da Petrobras. No começo, foi um escândalo. É para interferir mesmo, eu sou o presidente. Ou eu assumo e tenho que manter todo mundo empregado?", disse Bolsonaro em encontro com apoiadores.
Em meio à crise política criada com a decisão do governo de furar o teto de gastos para viabilizar o programa Auxílio Brasil — que substituirá o Bolsa Família —, Bolsonaro foi hoje com Paulo Guedes a uma feira no parque de exposições da Granja do Torto, em Brasília.
Na última semana, a permanência de Guedes no cargo foi questionada, e o ministro viu sua posição junto ao mercado enfraquecida após uma onda de demissões na equipe econômica. Bolsonaro voltou a abordar a possibilidade de privatizar a Petrobras.
"Não tenho poder de interferir sobre a Petrobras. Estou conversando com o Paulo Guedes sobre o que fazer com ela no futuro", afirmou.
Incomodado com as críticas, Guedes tentou sustentar a tese de que continua defendendo as bandeiras liberais e de controle dos gastos públicos.
Ele disse em diversos momentos que segue apoiando o teto de gastos, apesar de o governo planejar furá-lo.
"Todos sabem que eu defendo o teto. O teto é uma bandeira nossa de austeridade", insistiu.
"Eu sou defensor do teto, vou continuar defendendo o teto. Vou continuar defendendo as privatizações. Mas o presidente tem que tomar uma decisão muito difícil. Se ele respeitar o teto, deixa 17 milhões passando fome.".
(Uol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.