quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

ÔMICRON NO BRASIL E EM CAMPINA GRANDE

*Aparecida de Goiânia registra 1ª morte por Ômicron no Brasil
*Secretaria de Saúde do estado confirma 1º caso de Ômicron na Paraíba
*Secretaria de Saúde de Campina monitora familiares de paciente com primeiro caso confirmado da Ômicron

APARECIDA DE GOIÂNIA REGISTRA 1ª MORTE POR ÔMICRON NO BRASIL
Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia/GO, registrou a 1ª morte pela variante Ômicron da Covid-19 no Brasil. 
A informação foi divulgada pela prefeitura na tarde desta quinta-feira (06/01).
A vítima é um idoso de 68 anos portador de doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial.
O Ministério da Saúde confirmou que foi notificado do primeiro óbito causado por variante Ômicron pela secretaria de saúde de Aparecida e que essa é a primeira morte pela variante no país notificada ao MS.
VÍTIMA DA ÔMICRON
De acordo com a prefeitura, o idoso começou a ter tosse, dispneia e desconforto respiratório no dia 20 de dezembro de 2021.
Dois dias depois, ele deu entrada e foi internado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.
No dia 26 de dezembro ele transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal, mas morreu no dia seguinte após um choque séptico.
(Do g1)
SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO CONFIRMA 1º CASO DE ÔMICRON NA PARAÍBA
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou a confirmação do primeiro caso de Covid-19 pela variante Ômicron no estado.
O caso ocorreu em dezembro, mas o resultado da análise feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) só foi liberado nesta quinta-feira (06).
Segundo a SES, a pessoa infectada foi uma mulher, de 31 anos, residente em Campina Grande, que teve contato no dia 8 de dezembro com uma pessoa de caso sintomático, que havia chegado de viagem a São Paulo.
Ela começou a sentir os sintomas da Covid dois dias depois e fez teste no dia 13 de dezembro, com resultado positivo para Covid-19 liberado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB) no dia 14.
A amostra seguiu para sequenciamento na Fiocruz no dia 15 de dezembro.
(Do Portal Correio)
SECRETARIA DE SAÚDE DE CAMPINA MONITORA FAMILIARES DE PACIENTE COM PRIMEIRO CASO CONFIRMADO DA ÔMICRON
A Secretaria de Saúde de Campina Grande está realizando um trabalho de monitoramento da paciente que foi identificada com a variante Ômicron, primeiro caso confirmado da Paraíba.
Desde o dia em que foi realizada a coleta, em 13 de dezembro de 2021, as pessoas que tiveram contato com ela foram testadas e monitoradas e não houve transmissão com pessoas do núcleo, nem contato com pessoas de fora do seu núcleo de convivência.
A paciente é uma mulher de 31 anos de idade residente de Campina Grande que teve contato com uma irmã que viajou a São Paulo e testou positivo para a covid-19.
A paciente iniciou os sintomas no dia 10 de dezembro, mas apresentou um quadro leve, evoluiu e teve alta.
A amostra coletada foi testada pelo Laboratório Central da Paraíba (LACEN-PB) e o sequenciamento realizado pela Fiocruz, que identificou a linhagem BA.1 (Ômicron).
A família foi acompanhada durante o período de quarentena e a paciente já é considerada curada.
A confirmação do caso, apesar da não identificação de transmissão dessa paciente para outras pessoas, indica a possibilidade de transmissão comunitária da variante Ômicron na cidade, o que exige ainda maiores cuidados da população na prevenção à doença.
(Por Codecom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.