quarta-feira, 27 de abril de 2022

HOSPITAL DE CLÍNICAS REALIZA PRIMEIRA CIRURGIA POR VIDEOLAPAROSCOPIA

Hospital de Clínicas de Campina Grande realizou, na manhã desta quarta-feira (27/04), sua primeira cirurgia por videolaparoscopia. 
Esse é o início de mais uma etapa do programa Opera Paraíba na cidade. 

O procedimento de colecistectomia, retirada da vesícula biliar, foi feito em uma paciente de 29 anos.
A cirurgia foi um sucesso, e o uso da torre de videolaparoscopia permite uma intervenção minimante invasiva, melhorando assim a qualidade do serviço prestado,” explica o médico cirurgião Jarbas Fonseca.
O equipamento utilizado é resultado dos investimentos do Governo do Estado na saúde da Paraíba.
A novidade proporcionará o aumento da cobertura de cirurgias para a população usuária, especialmente para os pacientes do programa Opera Paraíba.
A partir de agora, serão realizadas videocirurgias em cirurgia geral, ginecológica e otorrino.
A diretora da unidade de saúde, Vívian Rezende, explica que o equipamento permite que sejam feitas apenas quatro pequenas incisões, de apenas um centímetro de diâmetro, por onde passam a microcâmera e as pinças, assim, os riscos de complicações para o paciente são muito menores.
É um avanço muito importante para a saúde da cidade e região, onde os maiores beneficiados serão os nossos pacientes, que passam a ter uma recuperação mais rápida e diminui bastante o risco de infecção,” destacou.
A videolaparoscopia é uma técnica que pode ser utilizada tanto para diagnóstico quanto para tratamento, sendo esta última modalidade denominada videolaparoscopia cirúrgica.
Por se tratar de um procedimento menos invasivo, sem cortes, o tempo de ocupação do leito diminui e a recuperação é mais rápida.
O Hospital de Clínicas realiza por mês cerca de mil procedimentos, e agora com a implantação de mais duas salas de cirurgias a previsão é fazer em torno de 1.600 intervenções.
(Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.