quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

GERENTE OPERACIONAL EXPLICA RESTRIÇÕES À ABERTURA DA PORTA DO MEIO DOS ÔNIBUS EM CAMPINA GRANDE

Uma dúvida que tem gerado questionamentos e, por isso, foi objeto de esclarecimentos pelo Sitrans de Campina Grande através do gerente operacional do Consórcio Santa Verônica, José Rinaldo Costa, é quanto ao uso da porta do meio dos ônibus, que não pode ser aberta pelos motoristas de maneira usual, em todas as paradas.

É comum que passageiros peçam ao motorista que a porta do meio seja aberta, sobretudo em horários de maior movimento.
Mas, segundo Rinaldo, exceto em situações excepcionais, essas portas só devem ser utilizadas para sua função própria, que é garantir o acesso para embarque e desembarque de passageiros com redução severa de mobilidade que impeça ou dificulte o uso das portas convencionais.
É o caso, principalmente, do acesso dos cadeirantes, inclusive porque é na porta do meio que está instalado o elevador, um equipamento fundamental para garantir a acessibilidade nos ônibus. O uso corriqueiro e permanente dessa porta provoca sobrecarga no elevador, pondo em risco sua funcionalidade”, explicou.
SEGURANÇA
Além disso, Rinaldo esclareceu que há motivos ligados à própria segurança dos passageiros que também não recomendam o uso continuado destas portas.
Primeiro, o risco maior de acidentes, inclusive por não haver a catraca que organiza o embarque ou desembarque. Além disso, compromete o controle do acesso ao ônibus”, frisou o gerente do consórcio.
José Rinaldo pediu a compreensão dos clientes do transporte coletivo em relação às restrições de uso da porta do meio, ratificando que o motorista, ao não abri-la de modo corriqueiro, está seguindo determinações e orientações que, pelos motivos explicados, buscam garantir a melhor acessibilidade e segurança aos passageiros dos ônibus.
(Por assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.