sábado, 31 de dezembro de 2022

PAPA EMÉRITO BENTO XVI MORRE AOS 95 ANOS

O papa Bento XVI morreu neste sábado (31/12) aos 95 anos, após o seu estado de saúde ter se agravado.
A confirmação do falecimento foi feita pelo próprio Vaticano.

"É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidasá  o mais breve possível", disse o comunicado no perfil de notícias do Vaticano no Twitter.
O funeral serrealizado na próxima quinta-feira (05/12) às 9h30 (horário local).
O Vaticano confirmou que a cerimônia acontecerá na Praça São Pedro e será presidida pelo papa Francisco.
O papa Francisco tinha pedido na última quarta-feira (28) uma oração pelo papa emérito.
"Gostaria de pedir-vos a todos uma oração especial, pelo Papa emérito Bento [XVI], que no silêncio está a sustentar a Igreja. Recordai-o, está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o sustente, neste testemunho de amor à Igreja, até ao fim", disse o papa Francisco na sua audiência pública semanal.
Bento XVI foi escolhido papa no dia 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II, no mesmo ano.
De acordo com o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, o desejo do papa emérito Bento XVI de ter um funeral simples será seguido.
"Seguindo o desejo do papa emérito, o seu funeral ocorrerá no sinal da simplicidade. Serão solenes, mas sóbrios. O pedido explícito por parte do papa emérito é que tudo tivesse a marca da simplicidade, seja nos funerais, nos ritos ou nos gestos desse tempo de dor", afirmou neste sábado.
O porta-voz revelou também que Bento XVI recebeu a extrema-unção na última quarta-feira, mesmo dia em que o papa Francisco pediu orações pela saúde do pontífice emérito.
"O papa emérito Bento XVI tinha recebido a extrema-unção na quarta-feira passada, ao fim da missa da tarde, no Mosteiro Mater Ecclesiae", contou.
"MANTENHAM-SE FIRMES NA FÉ"
O papa emérito Bento XVI fez um alerta para que todos os fiéis "permaneçam firmes na fé" em seu testamento publicado no livro Nada além da verdade, escrito pelo arcebispo Georg Ganswein, seu secretário pessoal, com Saverio Gaeta, para as edições Piemme, e que deve sair no início de janeiro.
"Permanecei firmes na fé! Não vos deixeis confundir!... Jesus Cristo é verdadeiramente o caminho, a verdade e a vida - e a Igreja, com todas as suas insuficiências, é verdadeiramente o Seu corpo", diz um dos legados espirituais que Joseph Ratzinger confia aos fiéis.
CERCA DE 60 MIL PESSOAS SÃO ESPERADAS PARA FUNERAL
A província de Roma espera receber cerca de 60 mil pessoas para o funeral do papa emérito Bento XVI, informou o líder local, Bruno Frattasi.
"Das Praça São Pedro, estão 2h da manhã às 16h, durante a exposição do féretro do papa emérito, na previstas entre 30 mil e 35 mil pessoas por dia. Para o funeral em si, no dia 5 de janeiro, esperamos entre 50 mil e 60 mil pessoas", disse Frattasi à imprensa.
O político ainda informou que os detalhes de segurança serão definidos em uma reunião no domingo,1º, mas que "não será inferior ao que está sendo usado para o Réveillon".
Ou seja, ao menos mil agentes estarão em serviço.
(Por Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.