quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

PF APREENDE NA CASA DE TORRES PROPOSTA DE DECRETO PARA ANULAR VITÓRIA DE LULA NAS ELEIÇÕES

*Documento foi vazado fora de contexto, diz ex-ministro Anderson Torres sobre minuta decreto
Uma minuta de decreto para instaurar Estado de Defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e rever o resultado da eleição presidencial foi encontrada pela Polícia Federal (PF) na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

A residência de Torres, que fica em um condomínio no Distrito Federal, foi alvo de uma operação da PF na última terça (10/01), por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A prisão do ex-ministro por suspeita de omissão dolosa também foi decretada, pois ele estava no cargo de secretário de Segurança Pública do DF no último domingo (080/1), quando as sedes dos três Poderes foram invadidas por radicais golpistas.
A informação sobre a apreensão da minuta de decreto foi publicada inicialmente pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmada pelo Metrópoles.
A minuta é uma espécie de rascunho de decreto, que só teria validade se fosse assinado pelo presidente da República e publicado no Diário Oficial da União. Esse tipo de medida precisa de aprovação pelo Congresso Nacional.
O documento encontrado na casa do ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) cita um suposto reestabelecimento da lisura do processo eleitoral – apesar de as suspeitas de fraude sugeridas por Bolsonaro nunca terem sido provadas.
(Metrópoles)
DOCUMENTO FOI VAZADO FORA DE CONTEXTO, DIZ EX-MINISTRO ANDERSON TORRES SOBRE MINUTA DECRETO
O ex-ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro Anderson Torres afirmou nesta quinta-feira que a minuta de decreto para instaurar um “estado de defesa” na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o qual chamou apenas de documento, foi apanhado quando não estava em sua residência na ocasião da busca e apreensão e vazado fora de contexto.
Havia em minha casa uma pilha de documentos para descarte, onde muito provavelmente o material descrito na reportagem foi encontrado. Tudo seria levado para ser triturado oportunamente no MJSP. O citado documento foi apanhado quando eu não estava lá”, disse Torres no Twitter.
Duas fontes com conhecimento do assunto disseram à Reuters que a Polícia Federal encontrou em uma busca na casa de Torres uma minuta de decreto para instaurar um “estado de defesa” na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de forma a abrir caminho para mudar o resultado da eleição do ano passado.
Segundo Torres, o documento foi “vazado fora de contexto, ajudando a alimentar narrativas falaciosas contra mim”.
Fomos o primeiro ministério a entregar os relatórios de gestão para a transição. Respeito a democracia brasileira. Tenho minha consciência tranquila quanto à minha atuação como ministro”, emendou ele, nas postagens.
(Isto É)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.