quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

RITA DE CÁSSIA É ENTERRADA EM ALTO SANTO, NO INTERIOR DO CEARÁ

*Entenda o que é fibrose pulmonar, doença que causou a morte da cantora rita de cássia
*Quem foi Rita de Cássia, cantora e compositora de mais de 500 músicas

A cantora e compositora Rita de Cássia, falecida na noite desta terça-feira (03/01), foi enterrada nesta quarta (04) em Alto Santo, cidade onde ela nasceu.

O velório da artista começou às 10h30 e seguiu até o fim da tarde no Ginásio Lafaiete Anselmo.
O caixão foi levado pelo Corpo de Bombeiros até o cemitério.
Reconhecida como uma das maiores compositoras do forró, com mais de 500 canções escritas, a artista morreu vítima de uma fibrose pulmonar.
A prefeitura do município decretou luto oficial de três dias e fechou repartições públicas a cidade no período da tarde desta quarta. 
A medida, porém, não afetou os serviços essenciais da cidade.
ENTENDA O QUE É FIBROSE PULMONAR, DOENÇA QUE CAUSOU A MORTE DA CANTORA RITA DE CÁSSIA
De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, a fibrose pulmonar idiopática é uma forma crônica e progressiva de pneumonia; ou seja, uma forma da doença que não se cura rapidamente e avança pelos pulmões.
A doença também causa fibroses (cicatrizes) nos pulmões, que levam ao endurecimento dos tecidos pulmonares, dificultando assim a respiração. Segundo o Ministério da Saúde, o termo idiopático, que dá nome à doença, é utilizado quando as causas da enfermidade são desconhecidas.
Os principais sintomas são tosse (normalmente é seca), falta de ar e fadiga ao realizar pequenos esforços, que e costumam piorar com o passar do tempo. 
A ocorrência desta doença é mais comum em homens com mais de 50 anos e pode estar associada ao tabagismo.
COMO PREVENIR?
Segundo o Ministério da Saúde, acredita-se que a doença pulmonar pode ter relação com o tabagismo, mas, atualmente, a causa certa da doença é desconhecida.
EVOLUÇÃO DA DOENÇA
Na maioria das vezes, a evolução da doença é lenta e progressiva, levando à grave insuficiência respiratória (dificuldade de respirar) e podendo evoluir para óbito (morte). 
Não existem estudos descrevendo o número de pacientes acometidos pela doença no Brasil.
Na maioria das vezes, a evolução da doença é lenta e progressiva, levando à grave insuficiência respiratória (dificuldade de respirar) e podendo evoluir para óbito (morte). 
Não existem estudos descrevendo o número de pacientes acometidos pela doença no Brasil.
TRATAMENTO NO SUS
O Ministério da Saúde do Brasil ainda não possui Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para tratamento da fibrose idiopática.
Atualmente, os tratamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são
*antitussígenos: medicamentos que aliviam a tosse;
*morfina: para alívio de dores;
*corticoterapia: tratamento com corticoides, que reduzem inflamação;
*oxigenoterapia: assistência na respiração do paciente;
*transplante: possibilidade de realização do transplante de pulmão.
QUEM FOI RITA DE CÁSSIA, CANTORA E COMPOSITORA DE MAIS DE 500 MÚSICAS
A artista tem no seu histórico mais de 500 composições, gravadas por bandas e artistas como Mastruz com Leite, Amelinha, Aviões do Forró e Frank Aguiar. 
Entre as músicas feitas por Rita estão "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Saga de um Vaqueiro" e "Jeito de Amar".
Sua primeira composição gravada foi a música "Brilho da Lua", em 1992, interpretada pela cantora Eliane, que relembrou em uma homenagem o primeiro contato que teve com Rita de Cássia.
"O ano era 1991, a mocinha tímida que foi até a minha casa na Messejana me apresentar umas composições. Ritinha passou a tarde na minha casa com o seu violão apresentando seus sucessos para mim e meu amado pai Zé Lima. Ela me apresentou 'Brilho da Lua', 'Meu Nego', 'Meu Vaqueiro, Meu Peão' e 'Sonho Real'. Escolhi 'Meu Nego' e 'Brilho da Lua'. De 91 em diante, todo álbum tinha que ter clássicos dessa estrela… que se tornavam carro-chefe dos álbuns", publicou Eliane, após a morte de Rita.
Depois das primeiras canções de Rita de Cássia, Eliane também gravou as músicas “Canto e Declamo”, “Vou Te Esperar”, “Como Encontrar”, “Perdi Meu Paraíso” e “Pode Ser Você”, todas feitas pela artista.
Rita de Cássia, que já estava em destaque no estado, se consolidou nacionalmente como compositora em 1993, quando a banda Mastruz com Leite gravou a música "Meu Vaqueiro, Meu Peão", considerada até hoje como um dos "hinos do forró moderno".
Em 2002, a artista teve outra composição que explodiu nacionalmente, com a música "Jeito de Amar" (Já Tomei Porres por Você), gravada nas vozes de Solange Almeida e Xandy Avião, da Banda Aviões do Forró.
Na carreira como cantora, Rita de Cássia gravou 12 álbuns com seu irmão, Redondo, e a Banda Som do Norte, uma parceria que durou cerca de 25 anos. Atualmente ela estava em carreira solo.
(Do g1 CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.