quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

PREFEITURA DE CAMPINA GRANDE ANUNCIA REFORMA NA REDE ELÉTRICA DO ISEA

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, anunciou nesta quarta-feira (15/02) uma reforma na rede elétrica do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), em Campina Grande, Agreste da Paraíba.

A unidade tem enfrentado problemas elétricos que chegaram a provocar a transferência de gestantes e bebês da UTI Neonatal.
Segundo Bruno Cunha Lima, um projeto imediato será entregue até o início do mês de março e deve ser efetuado para resolver o problema na rede elétrica de forma paliativa.
O reparo deve custar cerca de “2 milhões de reais”.
Além da reforma, o gestor também informou que a prefeitura deve construir um novo hospital materno-infantil, em um anexo ao Hospital da Criança e do Adolescente, que segue com a construção paralisada.
O objetivo é diminuir a demanda de atendimentos no Isea.
Para iniciar a construção do hospital materno-infantil, Bruno afirmou que vai apresentar o projeto em Brasília, para autoridades federais, e para entidades de Campina Grande.
De acordo com o prefeito, o projeto do novo hospital deve ser entregue até abril.
Atualmente, a maternidade atende gestantes e bebês de Campina Grande e de mais outros 170 municípios da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
ENTENDA O CASO
A maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), em Campina Grande, ficou sem energia elétrica e os bebês da UTI precisaram ser transferidos em janeiro deste ano.
O apagão aconteceu apenas no prédio principal da maternidade. 
Além da falta de energia, o gerador do Instituto também não funcionou.
Os prédios anexos ao Isea e outros prédios do Centro não foram atingidos.
O Instituto informou que o problema teria sido na instalação elétrica do prédio.
Após a queda de energia, representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB) realizaram uma vistoria na maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), em Campina Grande.
De acordo com Adriana Amorim, um procedimento preparatório de inquérito civil foi instaurado para acompanhar a situação da maternidade.
O MP solicitou informações sobre as causas da falta de energia à Secretaria de Saúde.
Ainda de acordo com a promotora, a energia foi restabelecida na UTI Neonatal, na UTI Semi-intensiva e no Berçário Intermediário. 
Durante a visita, o fornecimento de energia elétrica também foi normalizado na UTI Materna e nas alas de alto risco.
Somente alguns dias depois as gestantes que haviam sido transferidas para o Hospital Municipal Dr. Edgley voltaram ao Isea.
(Por g1 PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.