domingo, 26 de março de 2023

DUPLICAÇÃO DA ALÇA SUDOESTE: SAIBA QUEM É QUEM NO ESFORÇO POR TIRAR ESSA OBRA DO PAPEL

Todo o esforço para que o projeto de início da duplicação da BR 230 de Campina Grande ao Sertão, começando pela Alça Sudoeste, saísse do papel hoje se materializa na obra em execução.

O caminho é literalmente longo, mas para terminar é preciso começar – e começou.
E quando uma obra começa todo mundo quer o mérito.
Todo mundo quer ser "pai".
Mas, no caso da duplicação iniciada, é possível delimitar muito claramente o papel desempenhado por alguns envolvidos.
Vamos dar nomes aos bois.
SARGENTO NETO E MARINALDO CARDOSO
Tudo começou a partir da iniciativa do então vereador Sargento Neto, que, num gesto que à época poderia parecer coisa de mero sonhador, apresentou requerimentos ao DNIT e, não se limitando ao pedido no papel, foi bater às portas do órgão federal.
Veio imediatamente outra figura essencial, o presidente da Câmara Municipal, Marinaldo Cardoso, que abraçou a pauta, deu as mãos a Neto, o acompanhou ao DNIT e pôs o legislativo em ação pela causa.
Os dois vereadores tiveram ainda o mérito de entender claramente o tamanho do desafio e a importância de unir esforços.
Inclusive da sociedade civil.
ANDRADE (ACCG) E HELDER (SINDUSCON)
Buscaram e receberam apoios importantes, com destaque para o empenho desde o primeiro instante de Antônio Andrade, presidente da Associação Comercial, e Helder Campos, presidente do Sinduscon, que mergulharam na luta e contribuíram para o caráter suprapolítico da causa.
ANDRÉ GOMES
Prefeito de Boa Vista e vice-presidente da Famup, André Gomes entendia a importância da duplicação para seu município e toda a Paraíba, incorporando-se à luta.
Mais um apoio fundamental, inclusive no campo da articulação política.
VENEZIANO
O grupo levou a demanda à bancada federal, em Brasília, e o esforço teve seu momento decisivo quando o senador Veneziano Vital decidiu não apenas apoiar a causa como assumir o protagonismo da destinação de emendas para a obra, somando-se ainda com sua mãe e então senadora Nilda Gondim.
Por conta deles a bancada da Paraíba se movimentou, com boa parte tendo destinado emendas somente com o sentimento de “não ficar para trás”.
EFRAIM FILHO
Na Câmara Federal, o então deputado Efraim Filho foi outro personagem que não se limitou apenas à sua contribuição direta, no caso com emendas, passando também a utilizar sua influência e força do mandato para viabilizar o start da duplicação.
“PAI DA OBRA”
Outros nomes e entidades se engajaram, mas as figuras de destaque no esforço por uma obra tão importante são as listadas acima.
O "pai" da obra é o povo, que vai custear cada colher de cimento, e não é preciso que se idolatre político algum por fazer sua obrigação.
JUSTIÇA HISTÓRICA
Mas, fazer justiça aos fatos e personagens também é obrigação.
E a história dessa obra que se inicia tem as digitais decisivas de Sargento Neto, Marinaldo Cardoso, Antônio Andrade, Helder Campos, André Gomes, Veneziano Vital e Efraim Filho.
Daqui em diante, para que a obra caminhe, será preciso ainda muito trabalho, muito esforço e provavelmente o empenho de outros personagens.
E que venham novos apoios.
E que o futuro faça justiça a quem fizer por merecer.
(Do Hora Agora – www.horaagora.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.