sábado, 29 de abril de 2023

ÍNDIA PASSA A CHINA E SE TORNA O PAÍS MAIS POPULOSO

Neste mês, a Índia está ultrapassando a China em tamanho de população, segundo projeções da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com isso, pela primeira vez em séculos, a China está deixando de ser a nação com mais cidadãos, e a Índia assume esse posto.
A data exata desta mudança no ranking de países mais populosos não foi informada, mas a ONU confirmou ao g1 que isso aconteceu em "algum momento" deste mês de abril.
*A Índia tem 1,428 bilhão de habitantes
*A China tem 1,425 bilhão de habitantes
Desde 1950, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) começou a contabilizar os tamanhos as populações do país do mundo, a China sempre foi a nação mais populosa do planeta.
A China provavelmente já era o país mais populoso por centenas de anos antes: estima-se que em 1750 havia 225 milhões de chineses, o que a tornava a mais numerosa do globo naquele ano.
Por que mudou?
A China tem uma população envelhecida e com crescimento estagnado.
Nos anos 1980, a China instaurou a política do filho único.
Um dos resultados foi a estagnação do crescimento, mesmo depois do fim da política do filho único.
Agora a população chinesa está prestes a encolher.
As projeções apontam que em 2050 a população chinesa vai ser 8% menor do que a atual.
E a Índia?
A Índia tem uma população muito mais jovem, uma taxa de fertilidade mais alta e uma queda na mortalidade infantil nas últimas três décadas.
A Índia tem mais bebês nascidos a cada ano do que em qualquer outro país, enquanto na China há mais mortes a cada ano do que nascimentos, disse Dudley Poston, Jr., professor emérito de sociologia na Texas A&M University.
(Do g1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.